Ano-Novo das Árvores mostra a importância da ecologia para os judeus

TubiShvat KKL

A festa de TuBishvat [Ano-Novo das Árvores], comemorada desde a Antiguidade, mostra a importância da natureza e da ecologia para os judeus, e traça um paralelo entre o ser humano e as árvores. As raízes, o tronco, os frutos correspondem a diversos aspectos do homem, sejam a fé e as tradições, a conduta diária e a ética, e seu resultado: as conquistas. A festa também nos lembra que, assim como as árvores estão em constante crescimento, também o homem deve estar.

Em São Paulo, o clube A Hebraica, em parceria com a entidade feminina Na’amat Pioneiras São Paulo e o KKL (Keren Kayemet LeIsrael – Fundo Nacional Judaico) vão comemorar a data em dois domingos seguidos: no dia 27 de Janeiro, às 10h, haverá cerimônia na sinagoga seguida do plantio de uma árvore simbólica. No dia 3 de fevereiro, das 10h30 às 12h, na Praça Carmel, haverá uma programação para crianças de 5 a 9 anos, com atividades lúdicas que despertem a consciência ecológica e participação de Alexandre Chut, vencedor do Prêmio Cidadão Sustentável 2012. Serão exibidos pôsters do KKL.

Ainda na capital paulista, no dia 27, jovens do Espaço K distribuirão mais de mil mudas de ipê amarelo pela cidade. O Beit Chabad promove um passeio em São Lourenço da Serra. No Círculo Macabi, haverá atividades especiais. Dia 26, no Tsémach Tsedek, a terceira refeição do Shabat terá um bufê de frutas novas. Em 1º de fevereiro, a Congregação Beth-El fará um Shabat comemorativo, com distribuição de mudas.

Em Florianópolis, em 26 de janeiro, haverá celebração da data na sede da Associação Israelita Catarinense, com uma palestra sobre vegetarianismo.

Em Manaus, dia 27, na Hebraica, haverá palestra de um biólogo, seguida de peixada na brasa. Dia 26, a terceira refeição do Shabat será servida na sinagoga Beth Jacob.

No Rio Grande do Sul, no dia 25, haverá um Shabat comemorativo na Praia de Capão da Canoa.

Com mais de cem anos, o KKL é a maior e mais antiga organização ambiental do mundo. Hoje suas ações não mais se restringem apenas a Israel; a entidade está presente em 45 países.

Em Salvador você pode fazer a sua parte clicando neste link e fazendo uma doação à KKL. As árvores agradecem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s