Santa Maria: Berço dos Judeus Ashkenazim

O desastre que ocorreu na cidade de Santa Maria, trás a memória um dos recantos que abrigaram as primeiras colônias de judeus organizadas no Brasil. Santa Maria foi um dos berços da cultura judaica no Rio Grande do Sul, com famílias vindas da Bessarábia na Modolva.

Segundo as informações da comunidade judaica, o grupo de colonos chegou ao Rio Grande do Sul no Brasil, após as portas da imigração para os Estados Unidos se fecharem. Por falta de opção, e fugindo do massacre que vinha ocorrendo em terras debaixo do império russo, os colonos decidiram aceitar a hospitalidade do governo brasileiro.

Na cidade de Itaara, instalou-se em 1904 a primeira colônia de Judeus no Brasil, os chamados israelitas, na localidade denominada Colônia Philippson. Vieram de destino distante, a antiga União Sovética, e que chegaram no Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, e concentraram no centro do estado, distante 14 quilômetros da cidade de Santa Maria, assim foram denominados de refugiados da região da Bessarábia, Província da Rússia, hoje Ucrânia localizada no centro leste da Russia.

Fazenda Philippson - Santa Maria, RS

Onde encontra-se a Colônia Philippson, está localizado o Monumento Judaico, bem como seu cemitério, onde encontram-se enterrados os pioneiros que lá chegaram da antiga União Soviética. Na cidade de Santa Maria, distante 14 quilômetros de itaara, existe a Sinagoga Itzhak Rabin. A pedra fundamental da sinagoga que encontra-se localizada em Santa Maria, foi lançada em 1926. No ano de 1997, a sinagoga sofreu uma restauração e recebeu de sua comunidade o nome do prêmie Itzhak Rabin que fora assassinado em 1995.

Sua arquitetura teve influência das construções trazidas pelos imigrantes da Bessarábia, atual Ucrânia e Romênia, que ressalta os elementos geométricos e a simetria da fachada. Turistas visitam a cidade de Itaara, para conhecer a história da Colônia Philippson, e hospedam-se no município, nas pousadas, localizadas junto a natureza.

Mais informações no Pletz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s