Estudantes de Oxford rejeitam boicote à Israel

O controverso movimento de boicote de instituições, bens e produtos agrícolas israelenses foi rejeitado de forma inequívoca pelos alunos da Universidade de Oxford, nesta quarta-feira. Os alunos da União dos Estudantes da Universidade de Oxford (OUSU) votaram contra a moção, com 69 votos contra, 10 a favor e 15 abstenções. A margem foi de 7-1.

O sistema de colegiado da Universidade de Oxford é composto por 38 faculdades e seis instituições privadas de várias denominações cristãs. Cada faculdade tem um “colegiado júnior” e o número de votos de cada uma é determinado por seu tamanho. A OUSU e o Sindicato Nacional dos Estudantes não aderiram à campanha de boicote, desinvestimento e sanções, conhecida como BDS, contra o Estado de Israel. A decisão foi saudada pela União dos Estudantes Judeus que chamou os estudantes para se engajar construtivamente com Israel, ao invés de optar pelo boicote.

“É encorajador ver esta votação que reflete um corpo de estudantes que estão dispostos a discutir as complexidades que existem dentro de Israel, e não vê como viável a opção de boicote e sim a de discutir o conflito,” disse a diretora da UJS Judith Flacks.

Eylon Aslan-Levy, MP de George Galloway, destacou: “Hoje à noite os estudantes de Oxford mostraram que seu compromisso com a liberdade intelectual é inabalável. Ao rejeitar as chamadas para um boicote contra Israel, demonstraram de forma retumbante que queremos que Oxford continue a cooperação com acadêmicos israelenses, empresas israelenses e, sim, com o debate com a sociedade israelense”. “Espero que outras universidades britânicas sigam o exemplo de Oxford na defesa contra as tentativas de divisão para impedir a cooperação e o progresso acadêmico”, acrescentou.

“Os estudantes de Oxford deixaram absolutamente claro que a aplicação de padrões duplos para Israel é totalmente inaceitável”, afirmou Henry Watson, do Magdalen College.

Pletz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s