“Jorge Mautner o filho do holocausto”

Jorge Mautner

Henrique George Mautner, o Jorge Mautner, nasceu no Rio de Janeiro no dia 17 de janeiro de 1941. Filho de pai judeu vienense e mãe iugoslava, que fugiram do Holocausto.

O jornalista Pedro Bial, em parceria com Heitor D’Alincourt, realizou o excelente documentário que nos traz a história de vida desse artista multifacetado. Jorge Mautner é poeta, músico, compositor e cantor.

Os diretores desejaram fazer esse documentário após a leitura de um dos livros de Mautner “O Filho do Holocausto” e, no filme, o próprio vai narrando sua história, com seu inseparável violino tocando suas músicas.
Os depoimentos de amigos e companheiros de vida e de exílio em Londres, como Gilberto Gil e Caetano Veloso, enriquecem e muito o desenrolar da história desse artista do movimento da Tropicália.

Jorge Mautner foi preso em São Paulo por comportamento subversivo e teve que se exilar nos Estados Unidos e Londres. Foi um artista que viveu importantes momentos da história do Brasil, dos anos 60 e 70. Ele mesmo assina a trilha sonora do filme e é também o principal ator.

O documentário “O Filho do Holocausto”recebeu os prêmios de melhor montagem, fotografia e roteiro no festival de Gramado de 2012.

Nosso Jornal Rio – Via e-mail

Leia mais sobre Jorge Mautner nesta matéria do UOL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s