Mensagem de Pessach do Rabino Ari Oliszewsk

Rabino Ari Oliszewski

Rabino Ari Oliszewski

Perguntas e respostas, acertos e fracassos, ganhos e perdas…

Chag Hapessach é uma das festividades judaicas que mais nos convida a refletir. Ficamos dentro de uma viagem pela história do povo judeu e na hora de fazer nosso Seder (a janta festiva), nos perguntamos: “Ma Nishtana HaLalila Haze MiKol HaLeilot, por que é diferente esta noite das demais noites?” Nos é relatado sobre quatro tipos de filhos: o sábio, o mau, o simples e aquele que não sabe como perguntar. E com tudo isto, nós narramos o êxodo de Egito que possibilitou ao povo sair da escravidão para a liberdade. E todas as perguntas podem ser respondidas com a leitura da Hagadá, texto que utilizamos nas noites de Pessach.
E hoje, no início do século XXI, acredito que cada um de nós tenha que se voltar para dentro de si mesmo e refletir para poder avaliar-se. E quais são hoje as perguntas que poderíamos nos fazer, tanto como homens sábios, como judeus que pertencem a uma linda comunidade, ou mesmo como simples pessoas que vivem no mundo que muda a uma velocidade vertiginosa e que muitas vezes nos coloca aparte deste mundo?
Perguntas, respostas, acertos e fracassos, ganhos e perdas…
Hoje, vivemos no ano de 2013, milhares de anos após uma vida amarrada a faraós que governavam a vida de um povo. Hoje somos livres e, no entanto, a pergunta que me faço é: “Ate onde?”. Liberdade é estar pendente do relógio, das reuniões e do trabalho, sem saber se estamos deixando nossas vidas de fora? Porque seguramente a mais de um de nós tem nos acontecido de não poder chegar ao médico por “não ter tempo”…
Liberdade é ficar pendente dos e-mails, notícias que falam de como as mesmas pessoas se destroem umas as outras com guerras, fome e maus tratos e, desta forma, reservar tempo para compartilhar uma janta em família, ou mesmo ter tempo para brincar com nossos filhos?
Todas essas perguntas, seguramente, não vamos achar na Hagadá de Pessach, mas sim, poderemos responder dentro de cada um de nós e, assim, escolher o que queremos.
Queira D´s que neste Chag HaPessach possamos compreender o verdadeiro significado da palavra “Liberdade” hoje no século XXI, sabendo que o tempo que perdemos hoje, amanha é muito difícil de recuperar.
É meu desejo que possamos ter um Pessach Kasher VeSameach, e que possamos ser abençoados com a maior das bênçãos, uma bênção de saúde, liberdade e Shalom.

Pessach Kasher VeSameach
Rabino Ari Oliszewsk

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s