Mensagem do Embaixador de Israel no Brasil

Caros irmãos da comunidade judaica, nos próximos dias, estaremos celebrando o Pessach, uma das festas mais importantes e tradicionais do calendário judaico, que relembra ao povo de Israel o êxodo do Egito rumo à terra prometida e o fim de uma longa e penosa escravidão.

O Pessach é a redenção do povo judeu da escravatura no Egito, tanto física como espiritual, e também nos ensina que a liberdade não foi atingida de uma vez por todas. Requer constante vigilância. Um processo contínuo de autolibertação. A páscoa judaica e suas práticas são símbolos do inicio da vida do povo judeu como nação. Esta é uma das razões pelas quais somos conclamados a lembrar de nossa libertação do Egito todos os dias, e de transmiti-la de geração a geração.

A presença do matzá na mesa nos faz lembrar que os israelitas deixaram o Egito apressadamente, carregando apenas a massa preparada para o pão, pois não havia tempo para fermentá-la. O maror lembra a amargura vivida por nossos antepassados ​​no Egito e o charosset evoca a cor do barro com o qual os israelitas preparavam tijolos para a construção de fortalezas, no período de escravidão no Egito.

O Pessach nos faz refletir sobre o passado e aviva o sentimento de esperança no futuro. A data também nos remete ao início da primavera no hemisfério norte, tempo de campo cheio de vida e flor. A vida em eterna transformação. Desejo a todos um feliz Pessach e a renovação da esperança de um mundo de paz, onde todos possam desfrutar de uma vida plena, de harmonia e liberdade.

Chag Sameach! Shalom!

Rafael Eldad – Embaixador de Israel no Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s