Oração com Inspiração 1: Para Acordar a Alma

A partir desta edição temos mais uma novidade no SIB e-News. Na coluna “Oração com Inspiração” o Rabino Uri Lam, além da sua Drashá sobre as Parashiot de cada semana, nos bridará com reflexões sobre o Sidur, sobre as orações do Sidur, o ciclo de vida judaico e muito mais.

Esta é apenas mais uma das muitas novidades que estão a caminho no SIB e-News.

inspiração

Quando acordamos, nem sempre nos damos conta do que aconteceu durante a noite. Se temos um sono pesado, é como se as horas que dormimos tivessem passado em um segundo. Se temos um sono leve, é como se as horas que passamos na cama passem num ritmo diferente de quando estamos totalmente despertos. Seja como for, o período do sono é bem diferente do período em que estamos acordados.

Conforme a tradição judaica, o período do sono é como se fosse uma amostra da vida eterna. Por mais confortável e restaurador que seja, no entanto, de modo geral desejamos acordar para a vida, para a nossa vida, para a vida de hoje!

Por isso, quando acordamos, muitos de nós agradecemos a Deus por ter nos retornado à vida.

A oração pessoal que consta do sidur, o livro judaico de orações, é:

Modê (homem) / Modá (mulher) / ani lefanêcha, Mélech Chai veKaiám, shehechezárta bi nishmatí bechemlá – rabá emunatêcha.

Agradeço, eu, diante de Ti, Rei Vivo e Existente, por ter feito com que a minha alma retornasse para dentro de mim com bondade – grande é a Tua confiança.

Em tradução livre, esta oração diz mais ou menos assim:

Depois de uma noite de sono que me restaurou o vigor do corpo e da alma, eu acordo e me dou conta de que estou vivo. Então a primeira coisa que faço é Te agradecer, Deus Soberano, permanentemente Vivo e sempre Presente, por ter feito com que minha alma retornasse ao meu corpo – por pura bondade. A cada dia que acordo, Você demonstra a enorme confiança que tem em mim. Minha alma agora está desperta, pronta para iniciar o novo dia. (U.L.)

3 pensamentos sobre “Oração com Inspiração 1: Para Acordar a Alma

  1. Olá Rabino!
    Interessante essa colocação. Esperarei com muita ansiedade os comentários que ainda virão. principalmente sobre a Amidá.

    Att

    Álvaro Moura

Deixe um comentário

