A Cozinha Venenosa – Um jornal contra Hitler

“A Cozinha Venenosa – Um jornal contra Hitler”, da jornalista Silvia Bittencourt, conta a história ainda pouco conhecida de um pequeno jornal de Munique, o Münchener Post, e de sua corajosa guerra contra Hitler.

O livro, o primeiro inteiramente dedicado à história do jornal, será lançado em São Paulo, no dia 2 de julho, com a presença da autora e debate com o crítico Manuel da Costa Pinto, da Folha de S. Paulo e da TV Cultura. A publicação é da Editora Três Estrelas e tem o apoio da Conib.

Desde o início dos anos 1920, o Münchener Post empreendeu uma batalha sem tréguas contra o líder nazista e seus fanáticos, denunciando os perigos de sua ideologia e alertando, já em 1932, sobre a monstruosa “solução final” que eles reservavam aos judeus.

“O diário social-democrata tinha tradição na cobertura de crimes e era como caso de polícia que tratava a escalada de Hitler e sua gangue”, observa Otavio Frias Filho, diretor editorial da Folha de S. Paulo, na orelha do livro.

Os combates não se limitaram às páginas do jornal e aos tribunais. Os nazistas, que o chamavam de “cozinha venenosa”, chegaram a atacar os redatores nas ruas e depredaram duas vezes a redação do Post, a última – e definitiva – em 1933, quando Hitler chegou ao poder.

“A Cozinha Venenosa” reconstitui, a partir de cuidadosa pesquisa, uma das lutas mais importantes de resistência ao nazismo antes da Segunda Guerra e uma das mais audaciosas campanhas da imprensa no século 20. “A batalha travada entre Hitler e os corajosos repórteres do Post é um dos grandes dramas nunca relatados da história do jornalismo”, escreveu o jornalista americano Ron Rosenbaum, em “Para entender Hitler”, obra de 1998.

Segundo a revista Variety, a história do Münchener Post será filmada pelo diretor alemão Robert Schwentke (de Plano de voo). O filme se chamará “The Poison Kitchen”.

Silvia Bittencourt é jornalista, colaboradora da Folha de S. Paulo, tradutora e docente do Laboratório de Línguas da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, onde vive desde 1991. Foi repórter e correspondente da Folha em Frankfurt.

Convite-livro-A-Cozinha-Venenosa

Leia o texto da orelha do livro, escrito por Otavio Frias Filho.

Leia matéria publicada pela Folha de S. Paulo, em 22 de junho. Leia crítica de Luis Francisco Carvalho Filho, articulista da Folha. Leia entrevista com a autora.

Leia texto de Jaime Spitzcovsky sobre a história do Münchener Post, publicado na revista Morashá, em 2011.

O livro será lançado no dia 2 de julho em São Paulo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s