O Vaticano e os Judeus

50 anos reconstruindo uma relação. Cardeal Dom Odilo Scherer e rabino Michel Schlesinger debaterão em São Paulo, com mediação do ator Dan Stulbach, os 50 anos de diálogo católico-judaico.

Na véspera da chegada do papa Francisco ao País, a Comissão Nacional de Diálogo Religioso Católico-Judaico (DCJ) da CNBB promoverão em 10 de julho, em São Paulo, um debate entre o cardeal Dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, e o rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista. Eles abordarão a visita do pontífice ao Brasil, bem como os 50 anos de diálogo católico-judaico, como resultado do Concílio Vaticano II, convocado pelo papa João XXIII e inaugurado em outubro de 1962.

Vaticano e os judeus

A aproximação entre as duas comunidades recebeu um grande incentivo com a publicação da Declaração Nostra Aetate, durante o Concílio, que afirma em seu parágrafo quarto: “Sendo assim tão grande o patrimônio espiritual comum aos cristãos e aos judeus, este sagrado Concílio quer fomentar e recomendar entre eles o mútuo conhecimento e estima, os quais se alcançarão, sobretudo por meio dos estudos bíblicos e teológicos e com os diálogos fraternos”.

A Comissão Nacional de Diálogo Religioso Católico-Judaico (DCJ) foi criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 1981 para articular, no País, o diálogo religioso entre católicos e judeus, e é apoiada pela Conib. O rabino Schlesinger é o representante da entidade na DCJ. A mediação do debate será do ator Dan Stulbach. O evento ocorrerá no Cine Livraria Cultura Sala 1, no Conjunto Nacional, em São Paulo, e tem o apoio da Arquidiocese de São Paulo, da Casa da Reconciliação, da Congregação Israelita Paulista, do Instituto Vladimir Herzog e da Livraria Cultura.

Via Pletz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s