Oração com Inspiração 6: Tefilin – começar bem o dia

Uma das maneiras encontradas pela tradição judaica para integrar corpo, alma e espírito para o novo dia é começar o dia colocando tefilin. Assim como o ser humano, os tefilin têm um aspecto externo e outro interno. Em outras palavras, os tefilin têm corpo e alma – quando o colocamos, através das nossas orações nós damos a sua dimensão espiritual.

O corpo dos tefilin é orgânico, de couro. Assim como o nosso corpo físico, o corpo dos tefilin é complexo, formado de duas bases fixas (duas “caixinhas”) e duas fitas flexíveis de couro. Dentro das caixinhas há quatro passagens da Torá escritas em pergaminho: esta, por assim dizer, é a alma dos tefilin. Muitas vezes, ao colocar tefilin, vemos o aparente e o literal, mas muitos desconhecem o que vem no interior, do que vem na alma. E não é assim na vida também?

Assim como a minha forma de pensar e sentir leva ao meu modo de agir no mundo, estas “passagens da alma” contidas nos tefilin ajudam a orientar o meu modo de agir no mundo: escutar com atenção, agir com responsabilidade, não me esquecer de onde vim, o que sofri e o que me fez bem; e passar estes valores adiante, através do exemplo prático.

Na próxima semana, falaremos do que está contido na alma dos tefilin. (U.L.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s