Oração com Inspiração 7: O quem nos pergaminhos – a alma dos Tefilin

Shemá Israel. Deus é Um, mas nós somos vários. Devemos conhecer aquilo que Deus nos transmitiu através do amor, que por sua vez se expressa pelo pensar, pelo sentir e pelo agir. Se formos encarar nossos dias com um destes “ingredientes” sem os demais, algo estará faltando. Os tefilin nos lembram que a vida é orgânica, complexa.

Vehaiá im shamôa. Esta ação deve se basear em uma postura ética: escutar a voz Divina dentro de si, trazer do inconsciente para a consciência os medos, a coragem, o certo e errado, o bom e o mal – e buscar o certo e o bom.

Cadêsh. Lembrar de onde viemos: santificar o passado não significa viver no passado nem viver como no passado. Santificar o passado significa lembrar que “fomos escravos no Egito”, que sofremos tantos processos de escravização física e espiritual – e uma vez dotados de liberdade, agirmos responsavelmente no presente, como homens e mulheres, de forma que nenhum ser humano seja mais escravo do que for.

Vehaiá ki ieviachá: Por fim, transmitir estes valores para as próximas gerações, através do exemplo prático.

Agir com responsabilidade – a minha aliança com Deus

Escutar, agir com responsabilidade, não me esquecer de onde eu vim, transmitir estes valores para as novas gerações. Esta é a minha parte na aliança, constantemente. Devo me esforçar para cumpri-la inspirado pelas leis divinas, através da bondade e do amor pelo ser humano que vive ao nosso lado, independente de crença religiosa ou ideológica, de diferença de gênero ou orientação sexual. Devo buscar cumpri-la com a convicção de que a minha relação com Deus se dá através da minha relação com os demais seres humanos e com o mundo do qual faço parte. Assim terei a possibilidade de conhecer pelo menos um pouco de Deus.

 

Uri Lam

Deixe um comentário

