Editorial: Compartilhando esperanças

Roberto Camara Jr - Editor do SIB e-News
Roberto Camara Jr – Editor do SIB e-News

Há exatamente um ano, no dia 30 de agosto de 2012 escrevia:

O SIB e-News está morto. Longa vida ao SIB e-News!

A partir daquele dia, o SIB e-News deixava de ser somente um informativo, limitado somente aos sócios cadastrados da SIB e passava a ser um site. Público e aberto não somente os judeus da Bahia e do mundo mas aberto à toda a comunidade em geral.

Em uma época em que a informação correta é nossa munição mais importante e eficaz. Mas de nada adianta termos a arma mais perfeita se não tivermos a arma certa. Hoje, não basta saber; é preciso mostrar o que sabe. Dividir seu conhecimento, compartilhar sua sabedoria para que outros possam se beneficiar dela.

Não foi a toa que no último ano contamos com a ajuda de voluntários que mantiveram, durante o tempo em que ficamos sem Rabino, a tradição de toda a semana termos um comentário sobre a Parashá relevante pulicado no SIB e-news. Pessoas como Ariel Gomes, Bass Cheiva Nuncinkis, Juceni David, Marcos Wanderley, Mauro Brachamans, Moyses Sadigursky, Ricardo Gomes, Roberto Ponczek e Rogério Palmeira que compartilharam não só o seu conhecimento mas também sua visão de mundo com toda a comunidade.

Com a chegada do Rabino Uri, como esperado, ele assumiu esta responsabilidade mas ainda assim, continuamos recebendo as piadas de Renato Guertzenstein, as sugestões de pautas de Jacob Szporer e tantos outros, não tão assíduos. Sem contar com os excelentes textos sobre os mais variados assuntos na coluna cultural de Roberto Ponczek e do Oração com Inspiração do próprio Rabino Uri.

E de repente, no meio disso tudo, um site somente deixou de ser o suficiente e foi preciso renovar ainda mais. Daí surgiu nossa página na maior rede social do mundo: o Facebook. Nela, todos os dias temos algo novo. Algo diferente. Algo que nossa comunidade pode, e deve, compartilhar com o mundo.

Em junho tivemos também mais uma mudança de layout. Deixando o SIB e-News ainda mais dinâmico, com matérias dividias por categorias que podem ser facilmente acessadas por quem quiser, ali no canto direito. Logo abaixo, uma simples busca pode te levar diretamente à matéria que precisa e tirar sua dúvida sem que precise ficar procurando por páginas e páginas. Um quadro mostra as últimas novidades da nossa página no facebook e lá no final, temos as estatísticas.

Falando em estatísticas, somente neste último ano, o SIB e-News foi visto 30.970 vezes. Foram deixados 103 comentários. Contando com este foram 618 artigos publicados em 58 categorias diferentes. Foram 20.384 e-mails enviados a cada madrugada de sexta-feira.

Nada mal para uma comunidade como a nossa, não é?

Mas não se espantem se lhes disser que ainda estamos arranhando o topo do iceberg e que 5774 ainda trará muitas novidades.

Assim, não poderia terminar este misto de editorial com relatório de atividades, sem desejar à todos um ótimo 5774. Que possamos aprender e ensinar cada vez mais. Receber e compartilhar conhecimento, sabedoria e mostrar que a informação correta e honesta faz toda a diferença

Shaná Tová UMetuká

,

Roberto Camara Jr.

Editor do SIB e-News

Ps:Com o ano novo chegando, é hora de recarregar as baterias, por isso, lembrem-se que entre Rosh HaShaná e Yom Kipur o SIB e-News fará uma pequena – e espero que todos concordem que também é merecida – pausa durante os Iamim Noraim e, durante este período não enviaremos nosso tradicional e-mail

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.