Papa Francisco encontra líderes judeus antes de Rosh HaShaná

No marco do encontro em que saudou as autoridades do Congresso Judaico Mundial (CJM), a somente dois dias do início do ano novo judaico (Rosh HaShaná), o Papa Francisco expressou:

“Um cristão não pode ser antissemita, porque deve conhecer sua raiz judaica e reconher a seus irmãos”.

O encontro que se realizou no Palácio Apostólico e dele participaram Ronald Lauder, presidente do Congresso Judaico Mundial, Jack Terpins e Claudio Epelman, respectivamente, presidente e diretor do Congresso Judaico Latino-Americano (CJL). Nessa oportunidade, analisaram a situação no Oriente Médio e firmaram o compromisso de unir esforços para assegurar a paz. “Devemos trabalhar conjuntamente sob a égide do diálogo e mais diálogo até que alcancemos o entendimento”, pediu o Papa, que recebeu como uma recordação desse encontro,um shofar (chifre de carneiro utilizado pelo povo judeu como instrumento para anunciar a chegada de um novo ano) e um bolo de mel para assegurar a doçura para o período vindouro.

“Francisco nos desejou Shaná Tová Umetuká -Feliz e Doce Ano Novo, em hebraico- e nos solicitou a aprofundar o trabalho que realizamos na área do diálogo inter-religioso, que possibilita valiosas ações conjuntas para avançar na busca pela paz e aproximação entre os homens”, afirmou Jack Terpins.

“O Congresso Judaico Mundial agradeceu pelo modo afetuoso e dedicado com que seus líderes foram recebidos pelo Papa”, comentou Lauder, que recordou ter conhecido o Papa há sete anos, quando Bergoglio era arcebispo e lhe mostrou um monumento em memória às vítimas da Shoá (Holocausto), localizado na Catedral de Buenos Aires.

Do CJL via e-mail

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s