O dia 28 de agosto tornou-se uma data histórica para o Estado de Israel. Centenas de imigrantes etíopes desembarcaram no aeroporto de Ben Gurion, encerrando décadas de campanha da Agência Judaica, com apoio do Keren Hayesod, de realizar o resgate dos Falash Mura, descendentes de judeus que foram forçados a se converter.
A data foi igualmente marcante para a comunidade judaica de São Paulo. A viagem de avião foi viabilizada pelo Sr. Airton Clerman, presidente do Fundo Comunitário de São Paulo nos anos de 1994 e 1995.
Airton, juntamente com o presidente da Agência Judaica, Nathan Sharansky, o presidente do Keren Hayesod, Eliezer Moodi Sandberg, e Yohanna Arbib-Perugia, presidente voluntária do conselho mundial, acompanharam emocionados o voo de retorno à terra prometida.
No desembarque, familiares e membros do governo, incluindo o sheliach do Fundo Comunitário, Shay Maor, aguardavam ansiosamente pelo encontro, com direito a sorrisos, lágrimas, música e até dança no Terminal 1 do aeroporto. Toda a cerimônia foi transmitida ao vivo.
“Ao olharem para o céu e virem as estrelas, saibam que a maior estrela, a da bandeira de Israel, estará protegendo a todos vocês”, disse Clerman aos novos olim, ainda incrédulos às vésperas de comemorar o primeiro Rosh Hashaná em Eretz Israel.
Leia o texto completo no Blog Web Judaica