Novo presidente do Irã condena “crime que nazistas cometeram contra os judeus”

Hassan Rouhani - Presidente do Irã

Hassan Rouhani – Presidente do Irã

Em entrevista à rede de TV americana CNN, o novo presidente iraniano, Hassan Rouhani, perguntado se o Holocausto havia ocorrido, afirmou: “Não sou um historiador e, quando é para se falar das dimensões do Holocausto os historiadores devem falar, mas, no geral, posso dizer que qualquer crime que aconteça na história da humanidade, incluindo o crime que os nazistas cometeram contra os judeus, é repreensível e condenável”.

Em seu discurso proferido na Assembleia-Geral das Nações Unidas, o iraniano declarou: “De acordo com a vontade política da liderança nos Estados Unidos, e na esperança de que eles vão se abster de seguir o interesse míope de grupos de pressão belicista, pode-se chegar a um momento de gerir as nossas diferenças. Para este fim, em pé de igualdade, respeito mútuo e os princípios reconhecidos do direito internacional devem governar as negociações”.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, criticou as palavras de Rouhani, na ONU: “Foi um discurso cínico, repleto de hipocrisia. Não teve nenhuma sugestão prática para encerrar o programa nuclear militar do Irã e ele não se comprometeu a cumprir as decisões do Conselho de Segurança da ONU. Isso é exatamente o plano iraniano: falar e ganhar tempo a fim de promover a capacidade do Irã em obter armas nucleares”. Já o ministro israelense de Assuntos Estratégicos, Yuval Steinitz, acusou o presidente iraniano de disputar um “jogo de ilusão. Nós ouvimos um monte de retórica nova, mas zero de novas etapas ou mesmo de novos compromissos para cumprir as resoluções do Conselho de Segurança da ONU”.

Alef News via e-mail

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s