900 pessoas assistem no Rio a debate sobre o Oriente Médio

900 pessoas lotaram em 1º de outubro o Teatro Oi Casagrande, no Rio de Janeiro, em um debate sobre o Oriente Médio, evento comemorativo dos dez e sete anos de existência, respectivamente, da instituição cultural Hillel Rio e da newsletter Rua Judaica.

Os palestrantes foram a dupla Caio Blinder e Gustavo Chacra – vindos diretamente de Nova York; Diogo Mainardi – que participou via skype direto de Veneza – e o economista Rodrigo Constantino. Como debatedores, o jornalista Jaime Spitzcovsky, coordenador de relações institucionais da Conib; o escritor Paulo Geiger, o professor da UFRJ Michel Gherman e a jovem voluntária do Hillel Tamara Jurberg Salgado, sob mediação de Osias Wurman.

Leia abaixo algumas das opiniões dos palestrantes:

Diogo Mainardi acredita que falta uma liderança para conduzir o processo de paz entre israelenses e palestinos, que deve ser dada pelos EUA, não por Israel, nem pelo resto do Ocidente. Ele também acha que não há mais possibilidade de união entre Hamas e Fatah, ou seja, não seria possível um só Estado palestino.

Para Gustavo Chacra, a principal questão no Oriente Médio é o conflito na Síria, que “terá efeitos graves e duradouros, inclusive para Israel”.

Jaime Spitzcovsky observou que, a partir de 1978, com o início da abertura na China, houve um crescimento universal das classes médias. Será que isso pode se aplicar ao mundo árabe?

O economista Rodrigo Constantino respondeu: “Não há grandes avanços desse lado da civilização do mundo nos últimos 200 anos, e enquanto isso não for encarado de frente, estaremos nos enganando, acreditando que cedendo um pouco mais, o inimigo de lá também cederá”.

Caio Blinder afirmou que a noção de sermos todos iguais e convivermos não existe: “O Oriente Médio é uma região de seitas, religiões, e o grande conflito não é deles contra nós. É entre eles mesmos”.

Melhores Momentos

O Debate na Íntegra

CONIB via e-mail

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s