Oração com Inspiração 13: O Kadish dos enlutados

Itgadal veitkadash shemê rabá… Que se engrandeça e se santifique o Seu Grande Nome. Para muitos judeus, mesmo sem entender a oração, até mesmo a sonoridade das primeiras quatro palavras em aramaico estremecem o corpo, a alma e o coração. Dizer o Kadish em memória de um parente próximo falecido ou para homenagear judeus e judias que morreram em situações trágicas, vítimas da perseguição e do preconceito, é uma antiga tradição judaica. São palavras de louvor a Deus, que O engrandecem e O glorificam em aramaico, um idioma que não falamos mais.
É como se as palavras que somos capazes de pronunciar já não sejam suficientes para louvar a Deus nem para acalmar os corações daqueles que seguem pela estrada da vida, saudosos da presença de uma pessoa tão querida. Buscamos, então, nas palavras não-palavras, na sonoridade singular do aramaico – e no entanto, a linguagem comum a judeus do mundo inteiro no momento do luto – as forças para sentirmos que ajudamos a alma daquele(a) que partiu a se elevar até os mais altos céus e encontrar o seu lugar no mundo espiritual.
Mesmo quando o Kadish não está voltado para o luto, ele parece invocar o luto. Ao engrandecermos o Nome de Deus através do Kadish, engrandecemos também o nome de quem partiu deste mundo, pois este(a) continua a ser a imagem do Eterno, ainda mais agora, livre do corpo físico, ao lado de Deus e em paz nas alturas celestiais.
Com o coração tranquilo de que a alma daqueles(as) que partiram para a vida eterna estão em paz nas alturas celestiais, buscamos confiar que Deus também dará as condições para que a paz esteja se estabeleça entre nós, para o Povo de Israel e para toda a humanidade no mundo que Ele criou.

Anúncios

Um pensamento sobre “Oração com Inspiração 13: O Kadish dos enlutados

  1. Muito bonito este esclarecimento do Rabino. Deixou-me muito mais feliz por saber que para os meus familiares que já prtiram, encontram-se em tão bom lugar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s