Pergunte ao Rabino

pergunte ao rabino

Rabino, Tenho um animal de estimação há muitos anos. Ele está muito doente e, uma vez que já não responde mais a medicação, o veterinário me recomendou sacrificá-lo. Tenho dúvidas se devo antecipar a morte do animal para aliviar o seu sofrimento ou se não tenho direito de tirar a sua vida, por ser está uma atribuição divina. Rabino, há algo na lei judaica que pode me orientar a respeito?

As leis judaicas nos trazem o conceito de tzaar baale chaim, evitar causar sofrimento aos animais. A halachá proíbe causar sofrimento aos animais ou matá-los por esporte. Porém, o seu veterinário está sugerindo a meu ver evitar mais sofrimento ao seu bichinho de estimação. Para evitar um sofrimento excessivo de um animal muito enfermo, entendo que é permitido sacrifica-lo. Decisão difícil eu sei… Pense bem, avalie com seus familiares, rediscuta a decisão com seu veterinário e tome a decisão conscientemente.

Você também pode perguntar ao Rabino Uri.
Mande sua dúvida para o e-mail ravurilam@gmail.com

Deixe um comentário

