Comitê Executivo do CJM se reúne em Paris

Principais lideranças do mundo judaico debateram assuntos primordiais na capital francesa

O Congresso Judaico Mundial realizou a reunião de seu Comitê Executivo em Paris. O encontro abordou, entre outros temas, o crescente antissemitismo na Europa, a crise política da Ucrânia e os 20 anos do atentado a AMIA na Argentina.

Jack Terpins, presidente do Congresso Judaico Latino-Americano (CJL), encabeçou a delegação da América Latina, composta por Julio Schlosser (Argentina), Marcos Peckel (Colômbia) e Sara Winkowski (Uruguai), vice-presidentes do CJL. Também participou o argentino Sebastián Azerrad, membro jovem do Executivo do Congresso Judaico Mundial (CJM).

O ministro do Interior da França falou sobre a situação do antissemitismo que vive esse país, durante o evento que reuniu os principais líderes do Congresso Judaico Mundial e é considerado de grande influencia para a construção e consolidação da agenda política das comunidades.

Schlosser, atual presidente da DAIA (Delegación de Asociaciones Israelitas de Argentina) abriu um debate sobre o atentado a AMIA (Asociación Mutual Israelita Argentina) que completa 20 anos. Ao que levou o CJM a adotar uma resolução na qual lamenta a falta de justiça e a ausência de condenados pelo ato terrorista.
No texto, o CJM expressa “que o poder judicial argentino apresentou provas claras há muito tempo de que este ataque terrorista foi ordenado e planejado por funcionários de alto escalão do então governo iraniano” e “apoia plenamente as organizaçõnes judaicas argentinas DAIA e AMIA em seus esforços em persuadir o governo da Argentina de rescindir o Memorando de Entendimento”.

Finalmente, conclamou as suas afiliadas a pedirem que o Governo do Irã entregue ao Poder Judicial argentino, os cidadãos iranianos buscados pela Interpol.

Por e-mail

Anúncios
Postado em CJL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s