Discurso de Luciano Fingergut no Ato pela Paz em Israel e em Gaza promovido pela Dialogo

Luciano Fingergut - Presidente da SIB

Luciano Fingergut – Presidente da SIB

Shalom, Salam Paz!!

Estamos aqui reunidos para falar de paz e de vida, de diálogo , respeito e de
compreensão. De esperança em um mundo que possamos viver em harmonia judeus, católicos, muçulmanos, espíritas, bahais, evangélicos e todos os povos do mundo. Nesse momento rezamos e pedimos que a justiça a verdade e o amor prevaleçam em Israel e na Palestina, que nenhum míssil seja mais atirado e que nenhuma vida mais seja perdida .

Não existem vidas mais valiosas que outras, choramos pelos palestinos e israelenses mortos nesse confronto.

Confira mais fotos do encontro aqui

Só a tolerância, a convivência o respeito e o dialogo aberto e franco entre as duas partes irão trazer a paz. Paz para os dois lados.

Sempre ouço a pessoas dizendo que esse conflito é impossível de acabar, não acredito nisso, a historia nos mostra que sim é possível. Quem iria acreditar que a Alemanha de 70 anos atrás fosse hoje um dos países que mais respeitam os direitos humanos no mundo. Quem a 300 anos iria dizer que católicos e judeus iriam poder sentar, lado a lado e orar pela paz de seus semelhantes como nós fazemos hoje aqui.A paz não se constrói com revanchismos, com ódio e com magoas é preciso concessões ,é preciso aceitar o próximo e olhar para frente.

Se o Hamas ,hoje um grupo terrorista, quer a paz, ele deve renunciar ao terror, renunciar a fazer seu povo de escudo humano, precisa dizer que os palestinos aceitam viver lado a lado , com o Estado de Israel e não pregar a destruição total do Estado de Israel. Ninguém em sã consciência vai permitir e aceitar viver com uma pessoa que quer te destruir e te aniquilar. O Estado de Israel tem o direito de se defender.Ao mesmo tempo que o Estado de Israel deve também estar aberto a dar os passos em direção a paz e a criação do Estado Palestino quando terminar esse confronto atual.

Israel não é um país onde vivem apenas judeus, 30 % da população de Israel é de árabes , muçulmanos e cristãos, de bahais, de drusos de beduínos.Quando Israel defende-se de misseis esta defendendo todas estas etnias, todos cidadãos israelenses e não apenas os judeus. E todos esses cidadãos votam são médicos, professores, deputados, juízes. Israel é a única democracia real no Oriente Médio, onde existem partidos da extrema esquerda a extrema direita além de partidos religiosos também representados em seu parlamento.

Sou Brasileiro baiano e judeu , estudei em um colégio de freiras , o ISBA, e sempre fui respeitado em minha fé nessa instituição, aprendi em minha casa com meus pais e em minha escola também a sempre respeitar as diferenças, mantendo minha identidade , sem me envergonhar, ao contrario me orgulhando de minha historia e do povo judeu e tendo orgulho de ser brasileiro., por isso não posso deixar de mencionar que fiquei realmente desapontado quando o Governo do Brasil meu país que sempre se pautou pela defesa e imparcialidade e em buscar mediar conflitos se colocou ao lado de uma das partes no conflito atual.E ao lado de quem se colocou , ao lado do Hamas, pois se você só condena uma parte você da razão e corrobora o outro lado. Hamas hoje é um grupo que afora este lado do conflito ,defendendo o extermínio do Estado de Israel abertamente em seu estatuto, prega o extermínio pelo apedrejamento de homossexuais , que prega a teocracia islâmica fundamentalista, que prega que mulheres devem ser subservientes aos homens. É isso que o nosso governo apóia? Existem 2O mil brasileiros morando em Israel e o Brasil sempre teve uma relação de paz com Israel , bem como todos com todos os países do Oriente Médio, o que eu sempre apoio , mas não podemos deixar que por mera ideologia e interesses políticos eleitoreiros nossa diplomacia caia em descredito. Nem arraste para nosso Brasil o ódio inter-
religioso e o anti semitismo. Nós não precisamos de mais problemas já temos violência suficiente aqui.

Queremos paz em Israel e na Palestina. Queremos paz no Brasil onde 50 mil pessoas são assassinadas por ano, ( 5000 mil só na Bahia) queremos paz na Síria( com 150 mil mortos em 2 anos e 1700 apenas na última semana), queremos paz no Iraque( que nossos amigos cristãos não sejam obrigados a se converter a força , e que as mulheres e crianças meninasnão sejam obrigadas a serem castradas de seus desejos e de sua libido por imposição de um grupo radical, queremos paz na Ucrania e na Rússia, ,queremos que sejam libertadas as 300 meninas que foram sequestradas por radicais islâmicos a um mês na Nigéria mas que vergonhosamente o mundo se cala, (talvez por serem negras e pobres em um pais africano nossos amigos Humanistas tenham se esquecido delas). Queremos paz e justiça contra todas injustiças e mortes no mundo.

O mundo não pode ser cego , o mundo não pode ter dois pesos e duas medidas.

Chega de Hipocrisia.

Que após a tempestade o sol volte a brilhar , trazendo esperançaa de dias melhores em que possamos conviver lado a lado como irmãos. Que as pessoas de bem que pregam o dialogo e a paz verdadeira e duradoura , como fazemos aqui hoje neste ato pela paz do Dialogo Catolico Judaico, possam ser mais ouvidas. Nunca desistiremos de lutar pela vida, mesmo contestados e desanimados , reuniremos forças e com alma pura e desarmada de preconceitos continuaremos acreditando e lutando por um mundo melhor. Paz em Israel e na Palestina. Num mundo de ódio intolerância e individualismo que sejamos a voz da lucidez a gritar.

PAZ SALAM SHALOM.

Luciano Fingergut –

Presidente da Sociedade Israelita da Bahia

Discurso proferido no Ato pela Paz em Israel e em Gaza promovido pela Dialogo

Catolico Judaico na Bahia- Arquidiocese da Bahia e Sociedade Israelita da Bahia

no dia 27 de julho de 2014 na igreja de Santo Antonio da Barra

Anúncios

Um pensamento sobre “Discurso de Luciano Fingergut no Ato pela Paz em Israel e em Gaza promovido pela Dialogo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s