Jovens judeus e muçulmanos em Viena

Coexist - CJL - 5©Daniel Shaked Fotógrafo (www.danielshaked.com)

Representantes do Congresso Judaico Latino-Americano (CJL) participam de um Encontro Internacional com jovens de ambas as fés

“Somos aproximadamente 100 pessoas provenientes da América, Europa, Ásia e África. Entre os países convidados estão o Paquistão, Afeganistão, Palestina, Sérvia, Montenegro, Etiópia, Hungria, Reino Unido, França, Brasil, Argentina, Estados Unidos, África do Sul, Sudão e Israel, entre outros. Vale ressaltar que tanto entre os participantes muçulmanos, como entre os judeus existem várias correntes e graus de religiosidade ”, comentou Ezequiel Kieczkier, membro do Programa Novas Gerações do Congresso Judaico Latino-Americano (CJL) e que se encontra participando da Conferência.

No dia 14 de agosto, o grupo foi recebido na Casa de Governo de Viena por um representante do governador, também se reuniu com um sobrevivente do holocausto.

“O momento dedicado ao Holocausto foi impactante, já que muita gente, em especial os participantes muçulmanos, nunca haviam escutado o relato em primeira pessoa de um sobrevivente. Foi muito importante ouvir isso como uma mensagem de tolerância e sem ódio.”, afirmou Gabriel Buznik, o outro representante das comunidades latino-americanas.

Gabriel contou que logo após o encontro com o sobrevivente, já no final do dia, “cada um falou sobre o conflito e o que pensava sobre a outra religião, e a verdade é que tudo se passou envolto em um clima de harmonia e respeito. Foi um consenso em afirmar que o Hamás é terrorista e que todos estamos a favor da paz.”

Por sua vez, Claudio Epelman, diretor executivo do Congresso Judaico Latino-Americano –Instituição que representa as comunidades judaicas da América Latina frente aos organismos internacionalis- disse que temos que “apostar em um futuro de convivência, e esse deve ter as novas gerações como protagonistas”. Os jovens trazem consigo não somente novas ideias, mas modos diferentes de se relacionar com seus semelhantes. É importante criar espaços de debate e trabalho em conjunto”, finalizou ele.

Visita ao Campo de Mauthausen
Os jovens judeus e muçulmanos visitaram o Campo de Concentração de Mauthausen, onde morreram mais de 200 mil judeus nas mãos dos nazistas. “Foi uma experiência inesquecível e emocionante percorrer as barracas, as câmaras de gás e os crematórios junto com os companheiros muçulmanos, que em sua maioria teve pela primeira vez, contato com o tema do holocausto.”, expresó Buznik. “O momento culminante do dia foi a oração conjunta, na qual ambas as religiões honraram os que tombaram e foram assassinados neste campo de concentração”, declarou.

Sobre o MJC
O MJC (Muslim-Jewish Conference) reúne entre 70 e 100 participantes, anualmente, para discutir temas de interesse para a juventude muçulmanda e judaica. Os rincipais objetivos das conferências são o de proporcionar à próxima geração, uma experiência de aprendizagem para toda a vida e uma atitude positiva para estabelecer relações interculturais e desenvolver e fortalecer as alianças entre muçulmanos e judeus.

Novas Gerações

Novas Gerações é um Programa do Congresso Judaico Latino-Americano que fomenta a participação de jovens na política comunitária, nacional e internacional oferecendo um espaço de ação política. Propicia oportunidades para que os dirigentes deem espaço aos jovens nas organizações políticas; ao mesmo tempo que trabalha para que os participantes fortaleçam suas capacidades políticas com vistas a comprometê-los com a vida comunitária.

Foto: ©Daniel Shaked

CJL via e-mail

Anúncios
Postado em CJL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s