Mesmo que outros não sejam gente com você, seja você gente com as outras pessoas

Rabino Uri Lam

Rabino Uri Lam

“Quem sai na chuva é prá se molhar”. Muitas vezes repetimos o conhecido ditado para quem se expôe a uma situação que por sua vez o leva a consequências indesejáveis. A vida lá fora é arriscada, mas para que a vida faça sentido é preciso ir à luta e se expor ao risco.
“Chove lá fora e aqui – faz tanto frio”. Na canção do compositor Lobão, apesar da chuva lá fora, deixar de sair e de enfrentar as dificuldades é ainda mais difícil: é frio e angustiante. E conforme a nossa parashá da semana, a opção de ficar dentro de si mesmo ou dentro de casa e não ir à luta não existe. A Torá não diz “se você sair à guerra” e sim “quando você sair à guerra”. Não adianta fazer de conta que as suas dificuldades não estão lá fora, nem imaginar que se ficar quietinho dentro de si mesmo, elas irão desaparecer como num passe de mágica. A questão da Torá é: quando você for sair para a guerra, como você deve agir?
Ki Tetzê nos expõe a 72 situações nada fáceis de lidar – 72 mitzvot, segundo Maimônides. Estamos no mês de Elul, o último do ano judaico. Nós nos aproximamos do prazo final para enfrentarmos nossos fantasmas e dilemas antes de nos encontrarmos com Deus em Rosh Hashaná, o Dia do Julgamento. Durante todo o mês corrente de Elul devemos escutar o shofar para acordarmos no que diz respeito aos erros cometidos no ano que ora termina. É a oportunidade que temos para a nossa teshuvá como indivíduos e em comunidade: acertarmos nossas diferenças com o passado, a fim de estarmos aptos a receber o perdão de nossos amigos e de Deus em Yom Kipur e sermos inscritos no Livro da Vida. São 72 oportunidades de cultivar diversas qualidades dentro de nós: clareza, equilíbrio, integridade, bondade, compaixão, generosidade, honestidade e justiça, amor por Deus e amor pelo ser humano.
É mais fácil exigir tudo isso das outras pessoas: puxa vida, ele deveria ter sido mais paciente comigo; por que ela não foi mais generosa com aquele senhor?; não é justo o que eles fizeram comigo?…
No entanto, o que a Torá discute esta semana é como você deve se portar quando você estiver “por cima”, quando você estiver em vantagem diante de uma pessoa em situação de fragilidade. “Quando você sair à guerra contra os seus inimigos…”. É de você que a Torá fala, não dos outros.
Quando você estiver diante de outras pessoas em posição que lhe favorece, a tentação de se vingar, de dar uma lição ou de provocá-las é muito grande. Mas o que a ética judaica nos ordena é justamente o contrário: devemos aproveitar a nossa vantagem para fazer uma boa ação, para sermos justos e bondosos. Ao encontrar algo que claramente alguém perdeu, não fazer de conta que não viu, mas sim recolher e aguardar que o dono reclame o que é dele e devolver. Não cobrar juros de um empréstimo feito ao amigo em dificuldades. Não aplicar dois pesos e duas medidas para a mesma situação.
Quando você sair à luta, seja gente com quem encontrar pelo caminho. Muitos deles nada têm a ver com o conflito em que você está metido. Entres estes alguns irão lhe julgar de forma injusta; outros, em condições de lhe ajudar, irão lhe virar as costas; outros ainda podem sofrer as consequências de algo que não lhes diz respeito; e ainda haverá os que, de boa vontade, estarão ao seu lado para lhe ajudar. Seja justo com os primeiros e não alimente sentimentos de vingança; a justiça já será suficiente (lembram-se da parashá da semana passada? Tzedek Tzedek tirdof, a justiça, a justiça você buscará). Seja bondoso e grato com os verdadeiros amigos, os que não lhe abandonaram nas horas difíceis, quando você teve que sair à guerra. Ser gente é o que Deus espera de você.

Rabino Uri Lam
SIB – Sociedade Israelita da Bahia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s