Mensagens de Shaná Tová para 5775

Shana Tova 5775 Arquidiocese de Sao Paulo

Shana Tova 5775 Grupo Chai

Conib e SIB

Mensagem de Rosh HaShaná da CONIB

Ao pôr do sol do dia 24 de setembro teremos o início, pelo calendário judaico, do ano 5775.

Rosh Hashaná celebra a criação do mundo e da humanidade. A festa não comemora algum acontecimento específico do povo judeu, mas a unidade da humanidade. É uma ocasião em que os judeus pedem um maior entendimento entre todos os seres humanos.

A mensagem, este ano, tem uma urgência maior. Em 5774, não houve paz, nem para Israel nem para os judeus em todo o mundo. Ecos do antissemitismo do passado foram ouvidos de forma forte, inclusive em nosso país.

Sabemos que o desconhecimento da história e a falta de integração com o outro estão entre os principais fatores que levam ao ódio. Entre as bandeiras da Conib estão o diálogo político e o inter-religioso. Procuramos tornar nossa cultura e nossas opiniões mais conhecidas da sociedade brasileira.

Dessa postura de busca do entendimento faz parte o respeito a críticas justas a políticas e ações do governo de Israel. E, na outra face da moeda, a defesa tenaz do Estado de Israel e do povo judeu, quando a crítica toma tons além do que permitem as regras da boa convivência.

Que prevaleça em 5775 o respeito à diversidade humana. Que aumente o conhecimento entre os diferentes, para que desapareçam o discurso e a prática do ódio e da intolerância.

Desejamos a todos Shaná Tová, um feliz Ano Novo.

Claudio L. Lottenberg
Presidente da Conib

Shana Tova CJL

Mensagem de Rosh HaShaná do CJL
O povo judeu está próximo do início de um novo ano. Em 24 de setembro, com o aparecimento da primeira estrela, começa Rosh Hashaná – o Ano Novo de 5775.

Um novo ano se aproxima e junto a ele, somos convidados a passar por momentos de reflexão, introspecção e elaboração de projetos futuros.

É uma oportunidade para recordar o esforço que fizeram outras gerações, a fim de que hoje possamos ter comunidades com uma identidade forte em nossos países.

Nesse período, em que escutamos sobre fatos lamentáveis ocorridos em distintas latitudes de nosso planeta, mais do que nunca devemos pedir por paz, para que nossos irmãos possam viver livres e seguros.

Acreditamos que podemos nos superar e melhorar, repensar o potencial que temos cada um como indivíduo e como sociedade em conjunto, para lograr uma convivência mais próspera. Vencer os prejuízos e nos conscientizarmos de que essa é a única maneira de viver em harmonia.

Há pouco, estivemos reunidos com o Papa Francisco, a quem entregamos um bolo de mel. E ele nos transmitiu seus melhores votos para este novo ano, e nós renovamos o nosso compromisso para trabalharmos juntos por un mundo de paz e convivência.

Nós, do Congresso Judaico Latino-Americano, esperamos que o som do shofar nos inspire e alcance a todos os judeus da América Latina unidos, e que possamos ter um SHANÁ TOVÁ U METUKÁ!

Jack Terpins
Presidente do Congresso Judaico Latino-Americano

Shana Tova Wizo

Mensagem de Shaná Tová de Renato Guertzenstein
Aos amigos, a partir do dia 24/25 próximo, festejaremos mais um novo ano, 5775.
Desejo que a partir deste ano, vcs. meus amigos e todo AM ISRAEL
Tenham dias felizes, com saúde e segurança.
Que Eretz Israel continue forte e indestrutível, e que nossos inimigos entendam, que para evoluírem terão que conviver em Paz com Israel aceitando o direito da existência da nação judaica.
AM ISRAEL CHAI VEKAIEMET

SHANA TOVA UMETUCA

Renato Guertzenstein

Shana Tova 5775 Pioneiras Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s