Comentários sobre Chol HaMoed Sucot

Sucot

Marcos “Moti” Wanderley

A Parashá desta semana para o Shabat é  Chol  Hamoed  de Sucot – uma leitura especial que  está dentro da porção 21 – Ki Tissá.

Chol Hamoed significa um período intermediário de uma festa como em Pessach e Sukot que têm  dias semi-festivos com a diminuição das restrições laborais. Entretanto, como será no Shabat o 4º dia de Chol Hamoed, seguimos os preceitos normais do Shabat com adições referentes a Sucot no Serviço Religioso.

O trecho específico desta leitura encontra-se no livro de Shemot – Êxodo 33:12 – 34:26

No início da porção, o diálogo  entre Moshê Rabênu e o Eterno evidencia um reconhecimento de identidade e cumplicidade entre a Divindade e o povo judeu. A linguagem usada pelo Eterno é antropomórfica para se aproximar do entendimento e compreensão de Moshê, além de mostrar a importância que  H’Shem dá ao seu povo.

Moshê suplica ao Eterno que mostre a Sua glória.
“Não poderás ver meu rosto, pois não poderá me ver o homem, e viver”
Nesta passagem, apesar da proximidade, o Eterno mostra a limitação do ser humano em relação à Divindade. Moshê Rabênu tem uma preparação espiritual muito superior ao restante do povo de Israel, sendo quase exclusiva a comunicação entre  H’Shem e Moshê.

Moshê exalta ao Eterno, proferindo qualidades nobres que o ser humano deve ter ao Eterno que, de fato, tem realmente: “Eterno, Eterno, D’s piedoso e misericordioso, tardio em irar-se, e grande em benignidade e verdade; que guarda benignidade para duas mil gerações, que perdoa iniquidade, rebelião e pecado, e não livra o culpado que não faz penitência, visita a iniquidade dos pais nos filhos, e nos filhos dos filhos,[…]”. O Eterno também é justo, por isso Moshê toma para si toda a carga do povo judeu reconhecendo nossos erros e, ao mesmo tempo, com Kavaná (sinceridade do coração) e real arrependimento dos erros cometidos pelo povo de Israel, suplica o perdão e misericórdia do Eterno. A porção termina com preceito social: o respeito ao sofrimento seja do ser humano ou mesmo de um animal de forma proposital, além do princípio interpretativo de nossos sábios de não comer carne com leite – “…não cozinharás cabrito com o leite de sua mãe.”

Observa-se que está presente um tratado de comportamento espiritual do cumprimento explícito dos preceitos dados pelo Eterno a Moshê Rabenu. As tábuas de pedra da aliança corroboram a intensidade deste pacto do Eterno com o povo judeu e  Moshê Rabênu para sempre…

Sucot – A Sucá nos mostra que devemos ser simples e que devemos valorizar as coisas imateriais, pois as coisas materiais estão naturalmente em nossas vidas, mas não para ostentação de nossos egos. A Torá nos ensina que devemos potencializar nossas ações para o bem comum. Ver as pessoas como pessoas e não sermos atraídos por suas posses ou por aquilo que nos possa beneficiar, mas sim, pela existência de cada um – o valor à vida. A Cabalá nos ensina que neste período devemos trabalhar as Sefirot – os sete níveis de evolução espiritual: 1-Sefirá de Chessed, 2 – Sefirá de Guevurá, 3- Sefirá de Tiferet, 4 – Sefirá Netzach, 5 – Sefirá Hod, 6 – Sefirá Yessod e 7 – Sefirá Malchut. Estas Sefirot Emocionais podem ser usadas negativamente ou positivamente… Cabe a nós a decisão deste livre arbítrio e é óbvio que devemos escolher o caminho do bem… Espero que tenhamos esta consciência plena de nossas atitudes ou que pelo menos façamos um esforço para nos modificar e melhorar nossas ações… Estamos tendo esta nova oportunidade em Sucot, pois os quatro elementos do Lulav nos revelam os quatro tipos de judeus, o que evidencia que o Eterno acolhe a todos…

Shabat Shalom Umevorach
Chag Sukot Sameach

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s