Vayerá (E Ele Apareceu)

Moysés Sadigursky

 

Parashat Vayera

ESTA PARASHÁ CONTINUA RELATANDO A VIDA, A PERSONALIDADE E ALGUMAS ATITUDES DO NOSSO PATRIARCA AVRAHAM.
AVRAHAM ERA UM HOMEM DE BOA FÉ E DE EXTREMA BONDADE. UMA DE SUAS QUALIDADES ERA RECEBER BEM AOS VISITANTES.  ASSIM QUANDO ELE RECEBE TRES VISITANTES, ELE LHES OFERECE REPOUSO, AGUA PARA SE LAVAREM E UMA FARTA REFEIÇÃO CONSTITUIDA DE UM BEZERRO DE CARNE TENRA, LEITE, MANTEIGA E PÃO.  MESMO SEM SABER QUE OS TRES HOMENS ERAM ANJOS ENVIADOS POR DEUS,

ACREDITANDO QUE ERAM VIAJANTES COMUNS, A RECEPÇÃO FOI DE ALTA QUALIDADE. PENSOU MAIS NO CONFORTO DOS VISITANTES DO QUE NO SEU PROPRIO CONFORTO JÁ QUE AINDA CONVALESCIA DO SEU BRIT MILÁ (CIRCUNCISÃO).

AVRAHAM DEVE TER SOFRIDO MUITO COM A FIMOSE QUE TINHA E PROVAVELMENTE ERA INFLAMADA COM, CONTAMINAÇÃO BACTERIANA E CONSEQUENTEMENTE MAU CHEIRO.
A FIMOSE PROVAVELMENTE LHE IMPEDIA DE TER UMA VIDA SEXUAL ADEQUADA.  

QUE ALIVIO FOI A CIRCUNCISÃO.
OS ANJOS ENTREGAM SUA MENSAGEM DECLARANDO QUE SARA DARÁ A LUZ A SEU PRIMEIRO FILHO NO PRAZO DE UM ANO

…………………….

OS ANJOS EM SEGUIDA SEGUEM PARA A CIDADE DE SODOMA E DEUS INFORMA A AVRAHAM QUE AS CIDADES DE SODOMA E GOMORRA SERÃO DESTRUIDAS POR CAUSA DA PERVERSIDADE.

AVRAHAM RESPONDE COM UMA LONGA PRECE PEDINDO PELO SALVAMENTO DAS CIDADES. BARGANHA COM DEUS SE ELE DESTRUIRÁ SODOMA SE LÁ TIVER 50 JUSTOS E DEUS RESPONDE NÃO DESTRUIREI E CONTINUA AVRAHAM E SE TIVER 45, TAMBEM NÃO DESTRUIREI. E SE TIVER 40, TAMBEM NÃO DESTRUIREI, E SE TIVER 30… NÃO DESTRIREI E SE TIVER 20…NÃO DESTRUIREI E SE TIVER 10? DEUS RESPONDE NÃO DESTRUIREI E SE AFASTA. AQUI SE ESTABELECE O MINIAN DE 10 JUSTOS

OS ANJOS QUE CHEGARAM A CIDADE FORAM ADMOESTADOS PELOS MORADORES QUE QUERIAM QUE LOT OS ENTREGASSE. ERA PROIBIDO ALIMENTAR UM POBRE OU FORASTEIROS QUE CHEGASSEM A CIDADE E ASSIM TERMINAVAM MORREENDO. LOT TENTANDO PROTEGER OS ANJOS TERMINA SENDO AGREDIDO PELA POPULAÇÃO E OS ANJOS PUXAM ELE PARA DENTRO DE CASA E CEGAM OS AGRESSORES QUE NÃO ENCONTRAM A PORTA.

OS ANJOS SALVAM LOT E SUA FAMILIA, MAS O PROPRIO LOT NÃO ACREDITAVA QUE TODOS DA SUA. FAMILIA ERAM JUSTOS. OS GENROS DE LOT RIRAM DELE NÃO ACREDITANDO NA DESTRUIÇÃO DAS CIDADES E PREFERIRAM FICAR. E ASSIM SENDO DEUS COMEÇA A DESTRUIR AS CIDADES. A PESAR DO AVISO DE NÃO OLHAREM PARA TRAZ A ESPOSA DE LOT OLHA E É TRANSFORMADA EM UM BLOCO DE SAL (ESTATUA DE SAL). ESCAPARAM LOT E SUAS DUAS FILHAS.
ACREDITANDO QUE O MUNDO INTEIRO TINHA SIDO DESTRUIDO AS DUAS FILHAS DE LOT EMBEBEDAM O PAI, PARA QUE AMBAS POSSAM FICAR GRAVIDAS DELE, E CADA UMA ACABA TENDO UM FILHO. A MAIS VELHA TEVE UM FILHO QUE CHAMOU DE MOAB QUE DEU ORIGEM AOS MOABITAS E A MAIS NOVA TEVE TAMBEM UM FILHO QUE CHAMOU DE BEN AMIN QUE DEU ORIGEM AOS AMONITAS.

ATÉ A REVELAÇÃO DA TORÁ NO MONTE SINAI ALGUNS COSTUMES ERAM ACEITOS SEM RESTRIÇÃO. O CASAMENTO ENTRE PARENTES ERAM BEM ACEITOS. O PROPRIO ABRAHÃO ERA CASADO COM SARA QUE ELE DIZIA SER SUA IRMÃ (SARA ERA FILHA DO IRMÃO DE ABRAHÃO E ASSIM SENDO SUA PRIMA) EM DIZER QUE SARA ERA SUA IRMÃ O FARAÓ DO EGITO E O REI AVIMALECH TOMARAM SARA POR MULHER SENDO IMPEDIDOS POR DEUS QUE OS CASTIGARAM.

O ETERNO VISITOU A SARA, COMO DISSE, E SARA DEU A LUZ AUM FILHO PARA ABRAHÃO, EM SUA VELHICE, NO PRAZO DETERMINADO NO QUAL FALARA O ANJO DE DEUS COM ELE.

ISAAC FOI O NOME QUE ABRAHÃO DEU AO SEU FILHO E O CIRCUNCISOU COM A IDADE DE oito DIAS COFORME DEUS LHE ORDENARA. ABRAHÃO TINHA A IDADE DE 100 ANOS E SARA 90 ANOS QUANDO ISAAC NASCEU.
SARA VENDO A ISMAEL FILHO DE HAGAR QUE DERA A LUZ PARA ABRAHÃO DISSE: EXPULSA ESTA SERVA E SEU FILHO PORQUE NÃO HERDARÁ O FILHO DESTA SERVA COM O MEU FILHO ISAAC. ISTO DESAGRADOU BASTANTE A ABRAHÃO POR CAUSA DO SEU FILHO QUE DEVERIA EXPULSAR.  E DISSE DEUS A ABRAHÃO: ESCUTA O QUE TE DISSER SARA, POIS DE ISAAC SERÁ CHAMADA A TUA DESCENDENCIA E DO FILHO DA SERVA FAREI UMA NAÇÃO PORQUANTO ELE É DA TUA SEMENTE.
ASSIM COMO INICIA A PARASHÁ RESSALTANDO ABRAHÃO COMO UM HOMEM BOM E DE MUITA FÉ, TAMBEM TERMINA COM DEUS TESTANDO A CRENÇA E A FÉ DE ABRAHÃO.
DEUS DISSE-LHE: ABRAHÃO! TOMA TEU FILHO, TEU ÚNICO A QUEM AMAS, ISAAC E VAI A TERRA DE MORIÁ, E OFERECE-O ALI COMO HOLOCAUSTO.
CHEGANDO AO LOCAL DETERMINADO ABRAHÃO PREPAROU A LENHA E AMARROU O SEU FILHO ISAAC E ESTENDEU SUA MÃO COM A FACA PARA IMOLAR O SEU FILHO QUANDO UM ANJO DO ETERNO DISSE: NÃO ESTENDAS TUA MÃO AO MANCEBO E NÃO LHES FAÇA NADA, POIS, AGORA SEI QUE TEMENTE DE DEUS ES TU E NÃO NEGASTE TEU FILHO, TEU ÚNICO A MIM.

LEVANTOU SEUS OLHOS ABRAHÃO E VIU UM CARNEIRO QUE ESTAVA EMBARAÇADO EM UMA ARVORE, POR SEUS CHIFRES.
ABRAHÃO TOMOU O CARNEIRO E OFERECEU EM HOLOCAUSTO EM LUGAR DO SEU FILHO.

E DISSE O ETERNO: POR MIM JUREI PORQUE FIZESTE ESTA COISA E NÃO NEGASTE TEU FILHO, TEU ÚNICO, ABENÇOAR-TE-EI E MULTIPLICAREI TUA SEMENTE COMO AS ESTRELAS DOS CÉUS E COMO A AREIA QUE ESTÁ A BEIRA DO MAR.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s