Vaishalach

 

Parashat VaIshalach  VaYshalach

Bass Cheiva Nucinkis

Retornando o final da Parashá anterior VAIETZÊ, Iakov viveu em Haran durante vinte anos, com seu tio Lavan, tomou por esposas suas primas Léa e depois Raquel a quem muito amava. Construiu uma grande família e com o seu trabalho conquistou bens.
Iakov resolveu retornar para a Terra de Israel. No caminho passou por Edom, onde vivia o seu irmão gêmeo Essav (Esau). Enviou emissários para que houvesse um encontro entre os irmãos. Iakov além de enviar presentes orientou que os enviados fossem humildes com Essav e o chamasse de Meu Mestre.

A noticia que Iakov recebeu é que seu irmão viria com 400 homens. Iakov assustado tentou proteger-se e à sua família e mudou de acampamento.

Na noite que antecedeu ao encontro, Iakov lutou ou sonhou ter enfrentado o anjo de D’, em um local que depois chamou de Penuel (Panim que dizer face – a face de D’). Da luta sai vitorioso porém fica manco. O anjo o abençoa e diz que seu nome será Israel.
Na manhã seguinte os irmãos se reencontram se abraçam e se emocionam. Essav conhece a família de Iakov e este quer dividir os seus bens com o irmão.

Essav quer escoltar Iakov até o seu destino, mas Iakov dispensa. Cada qual segue seu caminho – SEIR e CANAAN.

Chega Iakov a cidade de Shehém, onde reinava Hamor, e comprou terras. Diná, filha única de Iakov e Léa foi raptada pelo filho do rei que se encantou com ela.
Apesar de ter sido feito um acordo, Diná foi resgatada e todos os homens do reino de Hamor foram circuncidados. Os filhos de Iakov, Shimon e Levi, massacram todos os homens, por não admitirem a união da irmã com um estranho.

Shimon e Levi não agiram como filhos, não ouviram o pai e foram recriminados por ele.
Mais um momento de forte emoção da Parashá: no caminho para Canaan Raquel dá a luz a Bniamin e morre de parto.

Iakov ergueu um movimento sobre a sepultura da sua amada – Kever Raquel, em Beit Lechem. Iakov se reencontra com seu pai Itzhak que viveu 180 anos e ao falecer foi enterrado em Hevron.

A lição dos nossos sábios sobre a Parashá é sobre as relações humanas: ofertas para atrair o sentimento contrário (Iakov envia presentes para ESSAV), Tefilá e não ter medo do enfrentamento, e mais os valores que perduram são  o conhecimento e o estudo da Torá. 

Shabat Shalom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s