Drashá sobre Parashat Vayashev

Parashat Vayashev.jpg

Dr. Moyses Sadigursky

ESTA PARASHA INICIA A HISTORIA DE JOSÉ, UM DOS FILHOS DE JACOB.
JACOB TEVE 12 FILHOS. SEIS FILHOS COM SUA ESPOSA LEA QUE FORAM RUBEN, SIMÂO, LEVI, JUDÁ, ISSACHAR E ZEBULUM; DOIS FILHOS COM RACHEL QUE FORAM JOSÉ E BENIAMIN; DOIS FILHOS COM A SERVA BILÁ QUE FORAM DAN E NAFTALI E DOIS FILHOS COM A SERVA ZILPÁ QUE FORAM GAD E ASHER.
JOSÉ ERA UM JOVEM BONITO E ESBELTO ALEM DE INTELIGENTE E JACOB NÃO ESCONDIA SUA PREFERENCIA POR ELE. FAZIA JOSÉ RELATAR O QUE DE ERRADO FAZIAM OS SEUS IRMÃOS.  JACOB FEZ UMA TUNICA TALAR DE MANGAS COMPRIDAS, MUITO BONITA PARA JOSÉ E SEUS IRMÃOS TIVERAM CERTEZA DA PREFERENCIA DO SEU PAI JACOB E ODIARAM JOSÉ A PONTO DE NÃO FALAREM EM PAZ COM ELE.
JOSÉ TINHA UM DOM DE INTERPRETAR SONHOS. TALVEZ TENHA COMPREENDIDO QUE OS SONHOS REFLETIAM OS DESEJOS OU OS TEMORES DE UMA PESSOA E PORISSO PODEMOS DIZER QUE QUE JOSÉ FOI O PRECUSSOR DA PSICOANÁLISE. ACHAVAM TAMBEM QUE SONHOS ERAM MENSAGENS DE DEUS E QUE NEM TODOS SABIAM INTERPRETAR
A CONDIÇÃO DE PREFERIDO DO PAI-JACOB FEZ JOSÉ SE MOSTRAR PREPOTENTE E DEMONSTRA ATRAVÉS DE RELATO DE SEUS SONHOS AOS IRMÃOS. RELATA QUE ESTAVAM ATANDO FEIXES NO MEIO DO CAMPO E EIS QUE LEVANTA O FEIXE DELE E FICAVA EM PÉ E OS FEIXES DOS IRMÃOS RODEAVAM E SE PROSTAVAM DIANTE DO DELE. DISSERAM ENTÃO SEUS IRMÃOS: SERÁ QUE REINARÁ SOBRE NÓS&OU TERÁS DOMÍNIO SOBRE NÓS& E PASSARAM A ODIAR JOSÉ AINDA MAIS POR SEUS SONHOS E SUAS PALAVRAS.  
E SONHOU AINDA E CONTOU A SEUS IRMÂOS E A SEU PAI. QUE O SOL E A LUA E ONZE ESTRELAS SE PROSTAVAM DIANTE DELE. REPREENDEU-LHE SEU PAI DIZENDO: VIREMOS EU, TUA MÃE E TEUS IRMÃOS A PROSTAR-NOS PERANTE TI& E SEUS IRMÃOS O INVEJARAM.
JACOB MANDA ENTÃO JOSÉ AO CAMPO PARA VER SE SEUS IRMÃOS ESTÃO PASTOREANDO EM PAZ. AO VEREM JOSÉ SE APROXIMANDO, SEUS IRMÃOS TRAMAM MATÁ-LO.  RUBEN INTERFERE PARA NÃO MATÁ-LO E RESOLVEM VENDÊ-LO A UM GRUPO DE ISMAELITAS QUE PASSAVAM EM CARAVANA COM DESTINO AO EGITO.
A TUNICA DE JOSÉ É MOLHADA EM SANGUE DE UMA CABRA E ASSIM ELES LEVAM A TUNICA A JACOB DIZENDO QUE JOSÉ HAVIA SIDO MORTO POR UM ANIMAL.
JOSÉ LEVADO AO EGITO FOI VENDIDO A POTIFAR, CHEFE DOS VERDUGOS DO FARAÓ.
JOSÉ PROSPEROU NA CASA DE POTIFAR QUE VIU ESTAR O ETERNO COM JOSÉ E QUE TUDO PROSPERAVA COM ELE.
A MULHER DE POTIFAR, POR VARIAS VEZES TENTOU SEDUZIR JOSÉ PEDINDO QUE DEITASSE COM ELA. SENTINDO-SE REJEITADA TRAMOU CONTRA JOSÉ DIZENDO PARA OS HOMENS DA CASA E A POTIFAR QUE JOSÉ TENTOU DEITAR COM ELA A FORÇA.
POTIFAR OUVINDO A SUA MULHER PRENDEU JOSÉ NO CARCERE ONDE ERAM COLOCADOS OS PRESOS DO FARAÓ. O CHEFE DO CARCERE GOSTOU DO QUE FAZIA JOSÉ QUE TUDO PROSPERAVA E ASSIM DEIXOU TODOS OS PRESOS SOB O COMANDO DE JOSÉ.
O CHEFE DOS COPEIROS E O CHEFE DOS PADEIROS PECARAM CONTRA O FARAÓ E FORAM PRESOS SENDO ENCARREGADO JOSÉ PARA ESTAR COM ELES E SERVÍ-LOS.
SONHARAM AMBOS E VEIO JOSÉ PELA MANHA E VIU QUE ELES ESTAVAM TRISTES. DISSERAM QUE TIVERAM CADA, UM SONHO E NÃO TINHA QUEM INTERPRETASSE. CONTOU O COPEIRO QUE SONHOU COM UMA VIDEIRA QUE TINHA TRES SARMENTOS QUE FLORESCIAM, PRODUZIAM CACHOS DE UVA E O COPO DO FARAÓ ESTAVA NA SUA MÃO E ELE EXPREMIA AS UVAS E DAVA O COPO AO FARAÓ. INTERPRETOU ENTÃO JOSÉ: OS TRES SARMENTOS SÃO TRES DIAS E DENTRO DE TRES DIAS O FARAÓ TE FARÁ VOLTAR AO SEU POSTO E DARÁS O COPO NA MÃO DO FARAÓ COMO DE COSTUME ENQUANTO ERAS SEU COPEIRO. PEDE JOSÉ AO COPEIRO PARA INTERFERIR JUNTO AO FARAÓ PARA TIRÁ-LO DA PRISÃO.
O PADEIRO ENTÃO CONTA O SEU SONHO DE QUE TRES CESTOS RALOS ESTAVAM SOBRE A SUA CABEÇA E NO CESTO SUPERIOR HAVIA TODAS AS COMIDAS DO FARAÓ E UMA AVE AS COMIA. JOSE INTERPRETANDO O SONHO DIZ: OS TRES CESTOS SÃO TRES DIAS, DENTRO DE TRES DIAS O FARAÓ TIRARÁ A TUA CABEÇA E TE PENDURARÁ NA FORCA E A AVE COMERÁ A TUA CARNE.
NO TERCEIRO DIA, DIA DO ANIVERSÁRIO DO FARAÓ A INTERPETAÇÃO DE JOSE SE CONCRETIZOU: O COPEIRO VOLTOU AO SEU POSTO E O PADEIRO FOI ENFORCADO. O COPEIRO ESQUECEU-SE DO PEDIDO DE JOSÉ.
O ETERNO ESTAVA COM JOSÉ E O QUE ACONTECIA COM ELE TINHA UMA FINALIDADE IMPORTANTE A PORVIR PARA O POVO DE ISRAEL.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s