Parashat Shemot

Parashat Shemot

 

Bass Cheiva Nucinkis

Neste Shabat inicia-se a leitura do 2º livro da Torá, Sefer Shemot – Êxodo.

Shemot em hebraico quer dizer NOMES. A parashá começa com o registro dos nomes dos filhos de Iakov e suas famílias, no total de 70 pessoas que foram para o Egito. Os filhos de Israel no Egito se multiplicaram e se fortaleceram.
“Levantou-se sobre o Egito um novo rei, que não conhecia a Iossef”. Começaram tempos difíceis para os descendentes de Iakaov. O faraó, temeu que essa população poderia ser uma ameaça.
A primeira medida que tomou contra os israelitas foi que estes pagassem mais impostos, depois foram transformados em escravos, “serviço penoso, com barro e com tijolos”…
Ordenou o Faraó, ante o crescimento dos israelitas, que todo bebê do sexo masculino fosse morto.
Desta parashá são bastante conhecidas algumas passagens, tais como o nascimento de MOSHE, filho de AMRAM e YOCHEVED, da tribo de Levi. Moshe foi colocado aos 3 meses em um cesto no rio Nilo e a princesa filha do faraó o encontrou e o adotou.
Conta a Torá que YOCHEVED sua mãe foi chamada para amamentá-lo e recebia um salário…
Moisés apesar de ter uma vida de príncipe se aproximou dos seus irmãos e indignava-se com o tratamento que era dado aos escravos.
Fugiu do Egito por ter matado um capataz que maltratava um homem hebreu.
Estabeleceu-se em Midiã, tornou-se pastor, casou-se com TZIPORA, filha de Jetró.
Os israelitas se lamentavam pelo trabalho e o sofrimento. Moshe escolhido para salvar seus irmãos recebeu de Deus um chamamento: “Eu sou o Deus de teu pai, Deus de Abrahão, o Deus de Isaac e o Deus de Iakov”.
A missão de Moshe, voltar ao Egito para livrar o povo de jugo do faraó e levá-lo para “uma terra boa e espaçosa, para uma terra que emana leite e mel…”
Deus disse: “estarei contigo… Aharon, seu irmão, lhe ajudará.” O Faraó recebeu Moshe e não consentiu a libertação dos escravos, tornando a vida deles mais difícil.
O Eterno diz a Moshe: “Agora verás o que farei ao Faraó!  porque com mão forte vos enviará e com mão forte vos expulsará de sua terra”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s