Parashá Vayakhel (E reuniu)

Parasha Vayakhel

Moysés Sadigursky

E REUNIU MOISÉS TODA A CONGREGAÇÃO DOS FILHOS DE ISRAEL E DISSE-LHES: ESTAS SÃO AS COISAS QUE ORDENOU O ETERNO QUE SE FIZESSEM. “SEIS DIAS TRABALHARÃO E NO SETIMO DIA HAVERÁ PARA VÓS SANTIDADE, SABADO DE REPOUSO AO ETERNO. NÃO ACENDEREIS FOGO EM TODAS AS VOSSAS HABITAÇÕES NO DIA DE SABADO”.
NOVAMENTE É LEMBRADO O MANDAMENTO DE GUARDAR O SHABAT COMO DIA SANTIFICADO.
É ATRIBUÍDO A MOISES A INSTITUIÇÃO DO COSTUME DOS ISRAELITAS DE SE JUNTAREM APÓS A REZA NO TEMPLO OU NA CASA DE UM CORRELIGIONÁRIO PARA DISCUTIR UM TRECHO DA TORÁ, PASSAGEM DO TALMUD OU MESMO UM ASSUNTO RELEVANTE PARA A COMUNIDADE.
E FALOU MOISÉS A TODA A COMUNIDADE DOS FILHOS DE ISRAEL DIZENDO: ESTA É A COISA QUE ORDENOU O ETERNO, DIZENDO: TOMAI DE VÓS OFERENDA SEPARADA PARA O ETERNO. TODO DOADOR DE CORAÇÃO TRARÁ A OFERENDA DO ETERNO: OURO, PRATA E COBRE. E TECIDO DE LÃ AZUL CELESTE E PURPURA E CARMIM, E LINHO E PELE DE CABRAS, PELES DE CARNEIRO TINTURADAS DE VERMELHO, MADEIRAS DE SITIM, AZEITE PARA ILUMINAÇÃO E ESPECIARIAS PARA O OLEO DE UNÇÃO E PARA O INCENSO DAS ESPECIARIAS. PEDRAS DE ÔNIX E PEDRAS DE ENGASTE PARA O EFOD E PARA O PEITORAL.
TODO SÁBIO DE CORAÇÃO FOI CHAMADO PARA FAZER4 TUDO O QUE LHE ORDENOU O ETERNO: O TABERNÁCULO, A SUA TENDA E COBERTURA, SEUS COLCHETES E SUAS TABUAS, SUAS BARRAS, SUAS COLUNAS E BASES, A ARCA E SUAS VARAS E TODOS OS OBJETOS E OS PÃES DA PROPOSIÇÃO E O CANDELABRO DE ILUMINAÇÃO E SEUS UTENSÍLIOS E SUAS LÂMPADAS E O AZEITE DA ILUMINAÇÃO. O ALTAR DO INCENSO E SUAS VARAS, E O ÓLEO DA UNÇÃO E O INCENSO DAS ESPECIARIAS, REPOSTEIRO DA PORTA PARA A ENTRADA DO TABERNÁCULO, O ALTAR DO HOLOCAUSTO E A SUA GRELHA DE COBRE, SUAS VARAS E TODOS OS SEUS OBJETOS, O LAVATÓRIO E SUA BASE, AS CORTINAS DO ATRIO, SUAS COLUNAS E SUAS BASES, O REPOSTEIRO DA PORTA DO ÁTRIO, AS ESTACAS DO TABERNÁCULO E AS ESTACAS DO ATRIO E SUAS CORDAS, OS VESTIDOS DO SERVIÇO PARA SERVIR NA SANTIDADE, OS VESTIDOS DA SANTIDADE PARA AARÃO O SACERDOTE E OS VESTIDOS DE SEUS FILHOS PARA SERVIR.
A CONGREGAÇÃO ATENDEU TRAZENDO TUDO O QUE FOI PEDIDO E CONTINUAVA FAZENDO DOAÇÕES ATÉ QUE FOSSE ALERTADA PARA PARAR.
BETSALEM E AHOLIAB FORAM ENCARREGADOS DE CONDUZIR AS OBRAS E ENSINAR A AJUDANTES OS SERVIÇOS NECESSARIOS PARA EXECUTAR O QUE FOI INDICADO PELO ETERNO.
TODA A OBRA FOI EXECUTADA DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES REPASSADAS POR MOISÉS EM SEUS MÍNIMOS DETALHES.
CHAMA A ATENÇÃO O PRONTO ATENDIMENTO DO POVO QUE SAIU DA ESCRAVIDÃO NO EGITO, ESTAVA NO DESERTO E TINHA POSSES PODENDO CONTRIBUIR COM OURO, PRATA, COBRE, TECIDOS, MADEIRA E PEDRAS PRECIOSAS. TUDO INDICA QUE A ESCRAVIDÃO NO EGITO NÃO RESTRINGIA TANTO A LIBERDADE DO POVO QUE PODIA TER PODER DE ADQUIRIR BENS MATERIAIS.
OUTRO PONTO QUE MERECE UMA REFLEXÃO É A NECESSIDADE DE CONSTRUIR EM PLENO DESERTO, O TABERNÁCULO, A ARCA OS ALTARES ETC. PORQUE NÃO ESPEROU CHEGAR À TERRA PROMETIDA, O DESTINO FINAL? TALVEZ A PRESENÇA DO TABERNÁCULO E DA ARCA FOSSE IMPORTANTE PARA MANTER O POVO UNIDO. IMPORTANTE TAMBÉM PARA MOSTRAR AOS POVOS DA REGIÃO O PODER DO POVO DE ISRAEL E O PODER DO SEU DEUS.  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s