Parashat Tzav (Ordena)

Parashat Tzav

Mauro Brachmans

A Parashá Tsav, segunda do terceiro livro da Torá, Vayicrá ( Levítico ), versa integralmente acerca de leis de oferendas. Orienta em mínimos detalhes como os sacerdotes devem se vestir e proceder para oficiar sacrifícios pelos mais diversos motivos, como: elevação, oblação, expiação de pecados, delitos, consagração e pazes.

Nossos sábios se dividem em relação ao entendimento sobre se os sacrifícios tiveram finalidade restrita à compreensão da sociedade naquela época específica ( e foram substituídos pela oração ) ou se são atemporais e válidos até os dias de hoje. Muitos reis e soberanos agiam com absoluta falta de escrúpulos e acreditavam estar livres de qualquer condenação divina simplesmente oferecendo sacrifícios. Os profetas do nosso povo alertavam enfaticamente essa incongruência e decretavam sua nulidade. Nada muito diferente daquilo que ainda hoje acontece diante de nossos olhos: pecamos por ações ou omissões, somos frequentemente insensíveis às dores alheias e sentimo-nos aliviados ao rezar, contritos ( ou nem tanto ).

Chama a atenção o fato de que os sacrifícios aconteciam todos no mesmo lugar e apenas os sacerdotes conheciam os motivos pelos quais cada pessoa trazia a sua oferenda. Além disso, as ofertas eram muito parecidas entre si no conteúdo, mas diferentes na forma de serem  tratadas diante do altar. O motivo, de grande significado para a nossa reflexão, é que as pessoas não deveriam saber a razão pela qual alguém levara uma oferta a ser sacrificada, para não envergonhá-la diante da congregação. E, consequentemente, para não julgá-la. A Torá não pretende tornar públicas as transgressões de cada um de seus membros. Basta que o próprio ofertante reconheça em seu íntimo. A humilhação fere a ética judaica. “Aquele que humilhar o próximo é tido como se tivesse derramado sangue e não terá a sua parte no mundo vindouro, mesmo que guarde os preceitos e pratique mitzvot”.

Shabat Shalom!

Mauro Brachmans

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s