Acharê Mot (Após a morte)

Parashat Acharei Mot

MOYSES SADIGURSKY

APÓS A MORTE DOS DOIS FILHOS DE AARÃO, QUANDO SE APROXIMARAM DIANTE DO ETERNO E MORRERAM, DISSE O ETERNO A MOISÉS: FALA A AARÃO, TEU IRMÃO, QUE NÃO VENHA A TODA HORA À SANTIDADE, PARA DENTRO DA CORTINA, DIANTE DO PROPICIATÓRIO QUE ESTÁ SOBRE A ARCA PARA QUE NÃO MORRA; POIS COMO UMA NUVEM APARECEREI SOBRE O PROPICIATÓRIO.
QUANDO AARÃO VIER  À SANTIDADE DEVERÁ BANHAR-SE E VESTIR ROUPAS APROPRIADAS DE LINHO E TRAZER UM NOVILHO POR OFERTA DE PECADO E UM CARNEIRO POR HOLOCAUSTO.
DA CONGREGAÇÃO DOS FILHOS DE ISRAEL TOMARÁ DOIS CABRITOS POR OFERTA DE PECADO E UM CARNEIRO POR HOLOCAUSTO.
OFERECERÁ AARÃO O SEU NOVILHO DA OFERTA DE PECADO E FARÁ EXPIAÇÃO POR SI E POR SUA CASA.
E TOMARÁ OS DOIS CABRITOS E OS FARÁ FICAR DIANTE DO ETERNO, À PORTA DA TENDA DA ASSINAÇÃO. SORTEARÁ AARÃO OS DOIS CABRITOS UM PARA O ETERNO E OUTRO PARA AZAZEL. O CABRITO SORTEADO PARA O ETERNO OFERECERÁ COMO OFERTA DE PECADO E O SORTEADO PARA AZAZEL COLOCAR-SE-Á VIVO DIANTE DO ETERNO PARA EXPIAR POR MEIO DELE, PARA ENVIÁ-LO A AZAZEL AO DESERTO.
DEGOLARÁ O SEU NOVILHO DA EXPIAÇÃO QUE É DELE E TOMARÁ AS MÃOS CHEIAS DE INCENSO DE ESPECIARIAS FINAS E PORÁ SOBRE O FOGO DIANTE DO ETERNO E A NUVEM DO INCENSO COBRIRÁ O PROPICIATÓRIO E NÃO MORRERÁ.
O SANGUE DO CABRITO DE SUA OFERTA E DO CABRITO DA CONGREGAÇÃO ASPERGIRÁ SOBRE A FACE DO PROPICIATÓRIO E DIANTE DO PROPICIATÓRIO  E ASSIM FARÁ EXPIAÇÃO PELA SANTIDADE DAS IMPUREZAS DOS FILHOS DE ISRAEL.
DISSE O ETERNO AOS FILHOS DE ISRAEL: NENHUMA ALMA DA CASA DE ISRAEL OU PEREGRINO NÃO COMERÁ SANGUE DE QUALQUER ANIMAL POIS A ALMA DE CADA CRIATURA SE ACHA LIGADA A ELE.
E DISSE AINDA O ETERNO: NENHUM DE VÓS SE CHEGARÁ A AQUELE QUE LHE É PRÓXIMO POR CARNE PARA DESCOBRIR A SUA NUDEZ. NUDEZ DA MULHER DO TEU PAI MESMO APÓS A MORTE DELE E NUDEZ DA TUA MÃE, NUDEZ DA TUA IRMÃ FILHA DO TEU PAI OU DA TUA MÃE, NUDEZ DA FILHA DO TEU FILHO OU FILHA DA TUA FILHA, NUDEZ DA IRMÃ DO TEU PAI, NUDEZ DA IRMÃ DA TUA MÃE, NUDEZ DA TUA NORA, NUDEZ DA MULHER DO TEU IRMÃO, NUDEZ DE UMA MULHER E DE SUA FILHA, MULHER COM SUA IRMÃ NÃO TOMARÁS PARA FAZÊ-LAS RIVAIS. A MULHER NA IMPUREZA DA SUA MENSTRUAÇÃO NÃO TE CHEGARÁS. COM HOMEM NÃO DEITARÁS COMO SE FOSSE MULHER. E COM QUALQUER ANIMAL NÃO DE DEITARÁS.
ENTENDO ESTA PARASHÁ JUNTAMENTE COM AS ANTERIORES DESTE LIVRO DE VAICRÁ COMO NORMAS DE MEDICINA PREVENTIVA. ASSIM, ESPECIFICAMENTE NAS PARASHIOT TAZRIA E METSORÁ TRATA DE DOENÇAS DA PELE E DENTRE ELAS A LEPRA QUE ERA A DOENÇA MAIS TEMIDA NAQUELA ÉPOCA, ATÉ HOJE SEM CURA, E EM MUITAS COMUNIDADES OS PORTADORES ERAM EXPULSOS A PEDRADAS OU COLOCADAS EM ISOLAMENTOS. ATÉ ALGUNS ANOS ATRÁS EXISTIAM OS LEPROSÁRIOS ONDE OS PORTADORES DE LEPRA ERAM COLOCADOS EM ISOLAMENTO. O MEDO DO CONTAGIO ERA GRANDE. ALGUNS INTERPRETAVAM COMO DOENÇA DA ALMA.  NA VERDADE, NAQUELA ÉPOCA E ATÉ OS FINS DO SECULO XVIII  NÃO SE CONHECIA OS MICRO-ORGANISMOS  E AS DOENÇAS, ACREDITAVAM ALGUNS QUE ERAM CAUSADAS POR CASTIGO DE DEUS E OUTROS PELOS MAUS ESPÍRITOS OU AINDA PELOS GASES DOS PÂNTANOS.  LOUIS PASTEUR E ROBERT KOCK FORAM OS DOIS CIENTISTAS QUE RELACIONARAM OS MICRO-ORGANISMOS ÀS DOENÇAS.
AS MEDIDAS PREVENTIVAS RELATADAS NA PARASHÁ DESTA SEMANA COMEÇA ORIENTANDO A AARÃO NÃO VIR A TODA HORA AO TABERNÁCULO, PODENDO MORRER COMO ACONTECEU COM OS SEUS FILHOS.
MORRER COMO?
ACREDITO QUE A ARCA QUE GUARDAVA AS TABUAS SAGRADAS, AS TABUAS DA LEI, OS 10 MANDAMENTOS ERA UMA CAIXA FORTE COM POTENTE MECANISMO DE SEGURANÇA. A ARCA FOI CONSTRUÍDA DE TAL MANEIRA, REVESTIDA DE METAL NOBRE (OURO) QUE EM ATRITO COM O AR SECO CARREGAVA-SE DE ELETRICIDADE ESTÁTICA TÃO POTENTE QUE PODERIA CAUSAR A MORTE.
AS INSTRUÇÕES DADAS A AARÃO PARA ASPERGIR SANGUE QUE É UM LIQUIDO ELETROLÍTICO,  SOBRE O PROPICIATÓRIO E EM TORNO DA ARCA ALEM DA NUVEM PROVOCADA COM O INCENSO TINHAM POR FINALIDADE PROVOCAR  A DESCARGA DA ELETRICIDADE E SÓ DEPOIS PODIA SER TOCADA. O DESCARREGO DA ELETRICIDADE NÃO PODERIA SER FEITA A TODO MOMENTO SENÃO PERDERIA O SEU EFEITO DE MECANISMO DE SEGURANÇA.
OUTRA INSTRUÇÃO QUE CONSTA NESTA PARASHÁ É A DE NÃO COMER SANGUE POIS A ALMA DE TODO ANIMAL ESTÁ RELACIONADA COM O SANGUE. NAQUELA ÉPOCA NÃO SE FAZIA TRANSFUSÃO DE SANGUE E POR ISSO NÃO CONSTA ESTA PROIBIÇÃO.  ATUALMENTE, CONTINUA A PROIBIÇÃO AOS JUDEUS DE COMER SANGUE MAS A TRANSFUSÃO DE SANGUE É PERMITIDA BASEADA NO PRINCIPIO DE “ESCOLHERÁS PELA VIDA”.
PREVENÇÃO TAMBÉM É REGULAMENTADA NAS RELAÇÕES SEXUAIS ENTRE PARENTES PRÓXIMOS EVITANDO CONFLITOS FAMILIARES E AINDA MUITO IMPORTANTE AS DOENÇAS GENÉTICAS MANIFESTADAS PELA EXPRESSÃO DE GENS RECESSIVOS DELETÉRIOS. PROIBIÇÃO DE SE DEITAR COM HOMEM COMO SE FOSSE MULHER E TAMBÉM COM QUALQUER ANIMAL. COMPLETA AINDA ORIENTANDO QUE O HOMEM NÃO DEVE PROCURAR A MULHER NO SEU PERÍODO DE MENSTRUAÇÃO.
É IMPRESSIONANTE A QUANTIDADE DE SABER REGISTRADA NÃO SÓ NESTE LIVRO –VAICRÁ MAS TAMBÉM EM TODA A TORÁ.  SABER, A MAIOR RIQUEZA DA HUMANIDADE TRANSMITIDO PELA TORÁ ENTREGUE AOS FILHOS DE ISRAEL.
ESTUDAR A TORÁ É SE ENGRANDECER COM CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS VALIDOS INDEFINIDAMENTE.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s