Parashat Beha’alotcha

Parashat Behaalotcha

Ricardo Gomes

A Parashá desta semana, começa com as instruções de HaShem para que o sumo sacerdote, naquele momento Aaron HaCohen acendesse o candelabro (a Menorah) da forma que HaShem mostrou a Moshê. Moshê, por ordem de HaShem, separa os Leviim para servirem no Mishcan.

Finalmente a Parashá lembra aos filhos de Israel sobre a celebração do Pessah indicando seu ritual e quem pode ou não participar da festividade. Gostaria de refletir sobre essa passagem da Parashá. Nela Moshê fala que todos que são naturais da terra (os israelitas) tinham de celebrar o pessah e que todos os estrangeiros que quisessem participar dessa celebração tinham que se tornar como um natural da terra (fazer o Brit Milá). Alguns, ao ler essa passagem, ou com mais detalhes em Êxodo, entendem que nenhum não-judeu pode participar do Seder de Pessah, mas um estudo mais profundo, vai revelar que a passagem fala do ritual de sacrifício de Pessah e não do jantar de Pessah. Um dos rabinos chefes de Israel o Rabino Cook sempre convidava algum amigo não-judeu para participar do seu Seder, e aí podemos entender melhor a citação da Hagadá que diz “Quem tem fome que venha e coma”.
O shabat é um momento para desfrutarmos com amigos(judeus e não-judeus) e familiares,
não apenas o Pessah, mas todas as festas, inclusive o Shabat, são momentos em que podemos compartilhar a alegria de sermos judeus. Num tempo de antissemitismo, talvez devêssemos convidar amigos próximos, ou seja, pessoas que conhecemos bem, para que saibam um pouco mais sobre nossas festas e história. Dessa forma, poderão ver que nossa cultura prima pela alegria de levarmos vidas éticas baseadas em valores sólidos. A Sagrada Torá.

Shabat shalom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s