Parashat Ékev

Parashat Ekev

Ricardo Gomes

Nessa Parashá Moisés continua relatando a nova geração do povo de Israel tudo o que aconteceu com seus pais desde a saída do Egito até aquele momento, e incentivando ao povo a amar a D-us e a seguir seus ensinamentos!

Nessa Parashá há também a segunda parte do Shemá: “E poreis essas minhas palavras em vosso coração e em vossa alma, e as atareis como sinal na vossa mão e serão por frontais entre vossos olhos. E as ensinarás aos vossos filhos falando dela,  quando estiverdes sentados em vossa casa e quando andardes pelo caminho, e ao vos deitardes e ao vos levantardes. E as escrevereis nos umbrais da vossa casa e nas vossas portas.”
A todo o momento, Moisés volta a lembrar ao povo tudo que eles passaram e os recorda dos seus erros.

Qual é a necessidade de estar trazendo à tona os erros antes cometidos? Não seria melhor deixá-los enterrados no passado? É claro que não, pois “um povo que não lembra sua história está condenado a repetí-la”.

Moisés ao fazer isso, leva o povo a refletir e a aprender com suas falhas, não para se martirizarem, não para sofrerem com elas, mas para adquirirem experiência, para amadurecerem como seres humanos e como povo.

Rosh Hashaná está chegando e é o momento para que nossos erros deste ano virem experiências para que, no próximo ano, sejamos seres humanos melhores e uma melhor comunidade.
Shabat shalom!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s