Tetzavé …

Por Moyses Sadigursky

Falou o eterno a Moisés:

Ordenarás aos filhos de Israel que tragam azeite de oliva puro, batido, para a iluminação, para acender a lâmpada contínua. Na tenda da assinação.

Mande chamar o seu irmão Aarão e os filhos dele, Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar para que me sirvam como sacerdotes.

Façam roupas de sacerdote para o seu irmão Aarão e os filhos dele para glória e formosura, para que me sirvam.

Chame pessoas a quem eu dei competência e mande que façam as roupas de aarão, para que ele seja santificado para servir-me.

As vestimentas serão: um peitoral, um manto, efode (que é um roupão de mangas longas), uma túnica bordada, uma tiara (mitra) e um cinto.

Deverão usar fios de lã azul, púrpura e carmin, fios de ouro e linho tecido.

Farão o manto de lã azul, púrpura e carmim, de linho fino e de fios de ouro e o enfeitarão com bordados.

Nas duas pontas do manto haverá duas alças que deverão ser presas nos dois lados do manto.

O cinto que passará pela cintura do manto para prendê-lo será feito dos mesmos materiais do manto, formando com ele uma só peça.

Tomarás duas pedras de ônix e gravarás sobre elas os nomes dos filhos de Israel. Seis nomes numa pedra e seis nomes na outra, por ordem de nascimento.

Escolha um bom lapidário para gravar nas duas pedras os nomes dos filhos de Jacó e para montar as pedras em engastes de ouro.

Coloque essas duas pedras nas alças do manto em memória dos filhos de Israel.

Assim, Aarão levará nos ombros esses nomes, diante do eterno para lembrança do seu povo.

Farás engastes de ouro e duas correntes de ouro puro entrelaçadas que prenderá nos engastes.

Farás o peitoral que será quadrado e dobrado em dois. Terá um palmo de comprimento e um palmo de largura.

Coloque nele quatro fileiras de pedras preciosas. Na primeira, rubi, topázio e esmeralda. Na segunda, granada, safira e diamante. Na terceira terá opala, ágata e ametista. Na quarta crisólito, ônix e jaspe.

As pedras deverão ser montadas em engastes de ouro. Em cada uma dessas doze pedras será gravado o nome de um dos filhos de Israel para representar as doze tribos.

Com fios de ouro puro trançado farás cordões para o peitoral e também duas argolas de ouro que prenderão nas pontas da parte de cima do peitoral. Passe os dois cordões de ouro nas duas argolas e prenda as duas pontas dos cordões nos dois engastes de ouro do peitoral, que serão presos nas duas alças do manto, na parte da frente.

Farás outras duas argolas de ouro, que serão presas nas duas pontas de baixo do peitoral, na borda do lado de dentro do manto.

Faça ainda mais duas argolas de ouro e prenda-as nas pontas das duas alças do manto, em baixo, na frente dele, perto da costura e acima do cinto.

Com um cordão azul prenderás as argolas do peitoral nas argolas do manto, para que o peitoral fique preso acima do cinto e não se solte.

O efode, roupa que vai por cima do manto sacerdotal, será tecida inteiramente de fios de lã azul e nela haverá uma abertura para passar a cabeça. Nessa abertura terá um debrum para que não rasgue.

Em volta de toda a barra coloque aplicações em forma de romãs, feitas de fios de lã azul, púrpura e carmin. Entre uma romã e outra ponha sininhos de ouro.

Aarão deverá usar essa efode quando entrar no santuário e quando sair dele. Nessas ocasiões, o som dos sininhos será ouvido.

Faça também uma placa de ouro puro e grave nela a seguinte frase: “santidade ao eterno”.

Amarre essa placa na frente da tiara, com um cordão de lã azul e estará sobre a fronte de aarão que deverá usá-la quando levar diante do senhor as dádivas sagradas para santificação dos filhos de Israel.

Farás calças de linho para cobrir a sua nudez desde a cintura até as coxas.

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Qual a lição desta Parashá?

Qual a intenção de mandar confeccionar uma roupa tão exuberante, pomposa para o sacerdote?

O povo tinha cultura de escravo. A Moises foi dada a missão de educar o povo, criar uma sociedade de homens livres, mas ordeiros.

Em primeiro lugar o senhor entregou a constituição – as tábuas da lei, os dez mandamentos.

Depois, gradativamente, as leis complementares eram passadas.

As tábuas e as leis teriam que ser guardadas e foi construída arca.

O local referência do poder, onde os sacerdotes transmitiriam e zelariam pelo cumprimento das leis era uma necessidade lógica e foi construído o mishcan.

A finalidade do sacerdote ter uma roupa diferenciada, linda de se ver, rica de detalhes e rica de valor material é demonstrar poder.

O poder de encantar o povo com o fim de atingir objetivos específicos.

Este poder de encantar para atingir objetivos tem um nome que é sedução.

A sedução pode estar no terreno interpessoal ou no terreno dos objetos.

No dia a dia as pessoas procuram seduzir os seus interlocutores em busca de melhor vivência, em busca de demonstrar poder, em busca de melhor qualidade de vida.

Dizem que a palavra sedução vem do hebraico e que foi incorporada ao latim como seductio.

Os nossos livros sagrados tem várias passagens onde a sedução é o tema dominante:

O senhor usa a sedução para por em prova adão e eva. Jacob seduz a esaú com um prato de lentilha para conseguir a primogenitura.

A lealdade de josé no egito foi posta em prova quando seduzido foi pela mulher de potifar.

A sedução era reinante em sodoma e gomorra.

A força poderosa da sedução foi usada por dalila para descobrir o segredo de sansão.

O sedutor sempre quer o poder. O sedutor sempre quer dominar. O sedutor sempre quer conseguir algo.

A propaganda sempre usa a arma da sedução para induzir ao consumo.

Todos nós a todo o momento estamos seduzindo.

A sedução gera poder, mas o poder também seduz.

Esta é a lição.

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