Oração com inspiração 10: Depois de agradecer é hora de pedir para começar bem o dia:

A Oração de Rabi Yehuda Hanassí

Logo após as bênçãos da manhã, quando agradecemos a Deus por nossas necessidades materiais, espirituais e existenciais, é a hora de começar o dia. E para começar o dia não é mais o caso de agradecer pelo que já foi, mas de pedir por um dia bom, muito bom.

Originalmente, Rabi Yehuda Hanassí – ou Rabi –  o compilador da Mishná (cerne da tradição oral judaica, séc. 2) propôs a seguinte prece (Talmud, Brachot 16)

Que seja a tua vontade, Eterno nosso Deus e Deus de nossos antepassados, salvar-nos dos arrogantes e da arrogância; da pessoa má e da má ocorrência; do mau impulso, do mau amigo, do mau vizinho, do acusador (satan) que corrompe, do juízo severo e daquele dotado de juízo severo – seja ele filho da aliança (judeu) ou não seja ele filho da aliança.

Rabi pedia no coletivo, para si mesmo e para todos. Alguns séculos depois, esta prece foi incorporada às orações matutinas, logo após as bençãos da manhã, passou para o singular e ganhou diversas versões, tornando-se um pedido individual para que as realizações do dia que ora se iniciavam não fossem prejudicadas por alguém ou por alguma coisa de fora.

O primeiríssimo pedido é que sejamos salvos dos arrogantes e da arrogância – como isso é atual e relevante! O que você quer pedir a Deus pela manhã para que nos salve de tudo o que for negativo? O que mais você quer pedir a Deus de positivo, para lhe ajudar a tornar esse dia um dia prá lá de significativo?

Há diversas preces criadas pelos rabinos dos tempos do Talmud com variações sobre o mesmo tema. Você também pode criar a sua prece matutina, que servirá de guia para um dia bom, livre de maldade e das pessoas más e pleno de bondade e sucesso. Afinal, se esta é uma prece individual, você sabe melhor do que ninguém do que precisa para que o seu dia seja o mais próximo possível do maravilhoso. Inspire-se nos sábios de todos os tempos para criar a sua própria oração!

Rabino Uri Lam
SIB – Sociedade Israelita da Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close